Resumo
O presente trabalho é fruto de um estudo sobre a construção da prática exercida pelas professoras que atuam especificamente no módulo berçário, com crianças na faixa etária de 2 meses e meio a um ano, na Creche Área de Saúde – UNICAMP. Práticas que sofreram modificações e transformações em decorrência da Constituição de 1988 que coloca as creche e as pré-escolas como primeira etapa da educação básica, e a Lei 9694/96 que passa a exigir formação com habilitação do magistério para atuar em creches. Apresenta os modos de ser e viver destas crianças no espaço da creche sob o olhar observador dos registros e das falas das professoras que aprendem no cotidiano da instituição a construir uma identidade própria que respeite as especificidades desta faixa etária, norteadas pela indissociabilidade do cuidar e educar. O estudo objetiva contribuir com pesquisas e reflexões para aquelas(es) que trabalham com esta faixa etária, revelando a profissão, que mesmo sendo da área de Educação, não dá aula, não tem alunos e se baseia na observação para acompanhar o crescimento e as transformações da criança.
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Copyright (c) 2016 R. S. da Silva
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