Livro eletrônico “desenvolva o pensamento lógico e sua criatividade criando aplicativos para celulares utilizando o app inventor”

Autores

  • Carmen Edith Feitosa Freitas Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8545

Palavras-chave:

Livro. Programação. App inventor. Ensino.

Resumo

Com coordenação da docente Juliana Borin do Instituto de Computação da Unicamp, foi desenvolvido, em 2014, o projeto “SmartGirls” que ensinou meninas da Escola Hilton Frederici a programarem utilizando o App Inventor, ferramenta desenvolvida pelo Massachusetts Institute of Technology, que permite programar utilizando recursos visuais e de fácil aprendizado. Neste projeto participei como voluntária e fui responsável, junto com outros voluntários, por elaborar o material didático utilizado nas aulas. Em 2015, baseado neste material, eu e Daniela Schwab, profissional externa a Unicamp, estruturamos o livro eletrônico “Desenvolva o pensamento lógico e sua criatividade criando aplicativos para celulares utilizando o App Inventor” que teve apoio do Edital GGBS de apoio a projetos. O livro expõe os conceitos dos principais componentes do App Inventor e apresenta conceitos de programação baseado em exemplos. Cada capítulo possui um passo-a-passo de um aplicativo simples utilizando os novos conceitos e um desafio para que o leitor desenvolva seu raciocínio e apreenda todo o conteúdo. O livro foi parcialmente utilizado em Maio/2016 como material para o ensino de três alunos com bolsas PIBIC vinculados a OCRC/Unicamp no desenvolvimento de um mini jogo sobre alimentação saudável e demonstrou ser eficiente para o ensino dos jovens. Este projeto promoveu alguns pontos de melhoria que desencadearam na finalização de uma nova versão para setembro/2016 a ser divulgado via facebook para ampliação de seu uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Edith Feitosa Freitas, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pelo Centro de Ensino Superior do Pará(2001), curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Federal do Pará(1994) e ensino-fundamental-primeiro-graupela Escola Estadual de 1º Grau D. Pedro II(1990).

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

FREITAS, C. E. F. Livro eletrônico “desenvolva o pensamento lógico e sua criatividade criando aplicativos para celulares utilizando o app inventor”. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 146–146, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8545. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8545. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão