O registro imagético no berçário da creche área de saúde (CAS-UNICAMP)

Autores

  • L C S Pinna Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Lucia Pandolfi Caumo Universidade Estadual de Campinas
  • Claudia Godoi Correa Universidade Estadual de Campinas
  • Luci Rose Aronchi Cruz Universidade Estadual de Campinas
  • Marineusa Barbosa Tossini Universidade Estadual de Campinas
  • Valdineia Bento Cordeiro Universidade Estadual de Campinas
  • Wanessa Cristina Albieri B Benedito Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8542

Palavras-chave:

Educação infantil. Pedagogia. Registro imagético.

Resumo

Há duas décadas a Educação Infantil passou a ser reconhecida como um direito da criança e também como dever do Estado e há pouco mais de uma década foi reconhecida como a primeira etapa da Educação Básica brasileira. Muitas mudanças ocorreram a partir de então, mas ainda há muito que se fazer... Um grande aliado dessa mudança é o registro imagético, o qual documenta nossas observações e nos permite refletir e avaliar nossa prática. Há várias formas de registro, sendo que a escrita é a mais utilizada. Na Creche Área de Saúde (CAS-UNICAMP) também temos lançado mão de outra forma de registro: o imagético (fotografia e filmagem). Este complementa o registro escrito – o qual é baseado nas interpretações da professora que registra. Já o registro imagético é mais preciso na captação da realidade, das diversas formas de expressão das crianças (ÁVILA, 2002) – de suas cem linguagens. Sendo assim, pretendemos com este trabalho apresentar parte deste registro e mostrar à comunidade como estamos construindo a Pedagogia da Educação Infantil na CAS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

L C S Pinna, Universidade Estadual de Campinas

CAS/ UNICAMP

Ana Lucia Pandolfi Caumo, Universidade Estadual de Campinas

CAS/ UNICAMP

Claudia Godoi Correa, Universidade Estadual de Campinas

CAS/ UNICAMP

Luci Rose Aronchi Cruz, Universidade Estadual de Campinas

CAS/ UNICAMP

Marineusa Barbosa Tossini, Universidade Estadual de Campinas

CAS/ UNICAMP

Valdineia Bento Cordeiro, Universidade Estadual de Campinas

CAS/ UNICAMP

Wanessa Cristina Albieri B Benedito, Universidade Estadual de Campinas

CAS/ UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

PINNA, L. C. S.; CAUMO, A. L. P.; CORREA, C. G.; CRUZ, L. R. A.; TOSSINI, M. B.; CORDEIRO, V. B.; BENEDITO, W. C. A. B. O registro imagético no berçário da creche área de saúde (CAS-UNICAMP). Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 193–193, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8542. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8542. Acesso em: 7 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)