Atuação da enfermagem no extravasamento de quimioterápicos: revisão de literatura

Autores

  • Juliana Coutinho de Paula Suguimoto Universidade Estadual de Campinas
  • Renata Furlani Universidade Estadual de Campinas
  • Carmen Silvia Passos Lima Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8540

Palavras-chave:

Extravasamento de materiais diagnósticos e terapêuticos. Quimioterapia. Cuidados de enfermagem. Oncologia

Resumo

A administração de quimioterápicos por via intravenosa consiste em modalidade de tratamento sistêmico de escolha para a maioria das neoplasias malignas, combinada ou não com outras terapêuticas. Uma de suas principais complicações é o extravasamento de agentes antineoplásicos para os tecidos adjacentes ao vaso canulado, podendo causar desde edema e desconforto ao paciente até injúria grave e necrose, constituindo verdadeira emergência oncológica nos casos de maior gravidade. Objetivo: Revisar a literatura para a elaboração de um projeto de mestrado que possa embasar a prática profissional e verificar a atuação do enfermeiro e sua equipe diante de um extravasamento. Método: Estudo descritivo, documental. Foi realizada busca nas bases: Scielo e Medline com as palavras chaves “extravasamento de materiais diagnósticos e terapêuticos”; “quimioterapia”; “cuidados de enfermagem”, “agentes antineoplásicos e extravasamento”, “enfermagem”. À partir dos dados desta primeira busca elaborado-se um projeto de pesquisa de mestrado que contempla a elaboração de um protocolo de prevenção, identificação, manejo e acompanhamento dos casos de extravasamento. Resultados: A busca resultou em 10 artigos que abordam essa temática em 16 anos (de 2001 a 2016) e observa-se a necessidade de estudos mais aprofundados neste tema. Conclusão: A equipe de enfermagem é responsável por buscar estratégias e implementar medidas que assegurem ao paciente uma assistência livre de riscos e, na ocorrência deste efeito adverso, promova atendimento adequado para minimizar os danos gerados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Coutinho de Paula Suguimoto, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é enfermeira assistencial da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem,oncologia, terapia antineoplásica.

Renata Furlani, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Enfermagem (2002), mestrado (2005) e doutorado (2013) em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas. É enfermeira assistencial do Hospital das Clínicas - Unicamp, na enfermaria de Emergência Clínica e Cirurgia do Trauma, e auxilia nas atividades de estágio supervisionado da Graduação em Enfermagem da Unicamp. Em pesquisa, tem experiência na área de Saúde do Adulto, com ênfase em feridas, estomas e sono, sobretudo de pacientes hospitalizados e portadores de neoplasias.

Carmen Silvia Passos Lima, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1983) da Universidade de São Paulo. Realizou residência médica em Clínica Médica, Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1985), da Universidade de São Paulo. Possui doutorado em Clínica Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (1993). Realizou pós-doutoramento em Citogenética Convencional e Molecular pelo The Academic Haematology and Cytogenetics Department, The Royal Marsden Hospital, The Institute of Cancer Research, The University of London (1997).

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

SUGUIMOTO, J. C. de P.; FURLANI, R.; LIMA, C. S. P. Atuação da enfermagem no extravasamento de quimioterápicos: revisão de literatura. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 142–142, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8540. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8540. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão