Análise de backlog de estórias de usuário por meio da técnica de agrupamento de textos e similaridade semântica

Autores

  • Ricardo Antunes Barbosa Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Estela Antunes Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Regina Lúcia de Oliveira Moraes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8534

Palavras-chave:

Scrum. Agrupamento de texto. Duplicidade. Evolução. Backlog do produto.

Resumo

O Scrum é uma metodologia ágil para gerenciamento e planejamento de projetos de software. O backlog do produto é um artefato do Scrum que consiste em uma lista priorizada de funcionalidades descritas geralmente na forma de estórias de usuário. A quantidade destas estórias de usuário em um backlog está relacionada ao tamanho do sistema a ser desenvolvido e, em sistemas de larga escala, elas podem se apresentarem em grande número. Mesmo as estórias de usuário serem textos curtos, o elevado número de estórias dificulta a identificação de relacionamentos existentes entre elas e traz esforço adicional para planejar sprints, detectar casos de estórias duplicadas e identificar estórias que sofrerão alterações no momento da inclusão de novos requisitos. Este trabalho teve por objetivo desenvolver e aplicar uma abordagem para analisar estórias de usuário por meio da técnica de agrupamento de texto e análise de similaridade semântica. Esta abordagem permitirá apoiar tarefas do Scrum como o refinamento do backlog do produto e o planejamento de sprints. Os resultados indicam que o uso de uma métrica de similaridade semântica para análise de textos curtos é uma abordagem promissora para a descoberta de relacionamentos existentes entre estórias de usuário. Conclui-se que o uso desta abordagem contribui para a descoberta de estórias de usuário duplicadas e estórias que sofrerão evolução além de contribuir para a obtenção de informações úteis que permitem melhorar o processo de desenvolvimento de software.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Antunes Barbosa, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela FATEC, especialização em Desenvolvimento de Sistemas Web pela Anhanguera Educacional S.A. e mestrado em Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é analista de sistemas na Universidade Estadual de Campinas. Atuou como professor na Faculdade Anhanguera Educacional S.A., como professor no Centro de Educação Profissional de Campinas e instrutor em cursos profissionalizantes de informática.

Ana Estela Antunes Silva, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Ciência da Computação - Massey University e doutorado em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora em RDIDP da Faculdade de Tecnologia da Unicamp. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em: mineração de textos, sistemas inteligentes de tomada de decisão e algoritmos inteligentes aplicados à engenharia de software.

Regina Lúcia de Oliveira Moraes, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1978), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2003), doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2006) pós-doutorado pelo Laboratoire d?Analyse et d?Architecture des Systèmes ? LAAS/CNRS, Toulouse, França. Atualmente é professor pleno da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

BARBOSA, R. A.; SILVA, A. E. A.; MORAES, R. L. de O. Análise de backlog de estórias de usuário por meio da técnica de agrupamento de textos e similaridade semântica. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 138–138, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8534. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8534. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)