Capacitação para os cipeiros na ergonomia da atividade

Autores

  • Rosangela Maria Galante Martinhago Universidade Estadual de Campinas
  • Bianca Cristina Zupirolli Janeri Universidade Estadual de Campinas
  • Zilda Oliveira Farias Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8533

Palavras-chave:

Capacitação ergonômia do trabalho.

Resumo

A CIPA Unicamp, em parceria com a Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp (FEAGRI), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC) e da Reitoria, iniciou a primeira turma de extensão para a capacitação dos cipeiros no curso de Ergonomia. O curso de extensão FEG020 Ergonomia da Atividade: Análise Ergonômica do Trabalho é ministrado pelos seguintes professores doutores Mauro Tereso, Roberto Funes e Sandra Gemma, as aulas começaram no dia 08 de agosto de 2016 para 30 cipeiros/funcionários. O objetivo da disciplina de Ergonomia, existente no curso de graduação da FEAGRI, vem de encontro as demandas elencadas no plano de trabalho da gestão CIPA-2015/2016, de conhecer e aplicar uma metodologia interativa que valoriza a opinião do trabalho e suas competências no trabalho. A Ergonomia da Atividade permite analisar e compreender as situações reais de trabalho, os vários elementos do sistema de trabalho, os princípios da organização, a estrutura administrativa, as características da população, ambiente físico e as condições materiais. A Ergonomia é um processo de construção coletiva e tem como pressupostos o envolvimento dos trabalhadores no processo de análise, de recomendações e da concepção de soluções na ação ergonômica. A CIPA identificou neste método a possibilidade dos cipeiros analisarem as demandas e situações que estão em desajustes e/ou conflitos nos postos de trabalho, os efeitos que isso pode acarretar a saúde do trabalhador e a partir daí, propor melhorias nos locais de trabalho dentro da universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Maria Galante Martinhago, Universidade Estadual de Campinas

Servidora da Faculdade de Engenharia Mecânica, representante dos servidores na Congregação da Faculdade, ex-diretora do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp  (Coordenação de Saúde e Meio Ambiente) e representante dos servidores no CONSU (CAD e CRH).

Bianca Cristina Zupirolli Janeri, Universidade Estadual de Campinas

Colaboradora do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas. Membro da CIPA da UNICAMP.

Zilda Oliveira Farias, Universidade Estadual de Campinas

Professora na Educação Infantil. Pedagoga formada pela UNESP/ Membro da Rede de Apoio a Cultura e Luta Indígena.

  

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

MARTINHAGO, R. M. G.; JANERI, B. C. Z.; FARIAS, Z. O. Capacitação para os cipeiros na ergonomia da atividade. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 137–137, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8533. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8533. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão