Resumo
Frequentemente nos deparamos com notícias sobre acidentes e emergências no ambiente escolar, como crianças que sofreram parada cardiorrespiratória enquanto brincavam, bebês que ficaram engasgados e não foi realizado adequadamente as manobras de desengasgo, quedas de brinquedos ou da própria altura durante as brincadeiras, que resultaram em comprometimentos mais graves para estas crianças. O objetivo deste trabalho é testar a cartilha de primeiros socorros como material de ensino para crianças de 6 a 12 anos. Foi desenvolvida uma cartilha em primeiros socorros em versão impressa, com conteúdo de urgências e emergências, em uma linguagem lúdica e de fácil entendimento para crianças. Foram reunidos grupos de 12 a 20 crianças da DEdIC, nos horários das atividades de oficinas, com duração de 60 minutos. A abordagem dos temas da cartilha foi feita oralmente com dramatizações, manobras, bonecos e desfibrilador externo automático. As crianças realizaram as manobras para desengasgo de crianças/bebês e a reanimação cardiorrespiratória. Participaram 172 crianças na faixa de 6 a 12 anos num total de 09 encontros. As crianças de 6 a 7 anos necessitaram de um tempo maior, técnicas lúdicas na apresentação e cuidado com o uso de bonecos. Para crianças alfabetizadas o conteúdo, estratégia e material foram adequados para motivar o aprendizado. A participação ativa foi unânime e a entrega das cartilhas foi motivador. Este trabalho mostra que, com materiais e método adequados, o ensino precoce em primeiros socorros para as crianças pode ser implementado.

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Copyright (c) 2016 Estelamares Silva dos Santos Morares, Cleuza Aparecida Vedovato, Sandra Regina Merlo Mandl, Célia Simões, Ana Paula Boaventura