Banner Portal
Treinamento em primeiros socorros para crianças em idade escolar – teste piloto
PDF

Palavras-chave

Primeiros socorros. Emergência. Saúde escolar.

Como Citar

MORARES, Estelamares Silva dos Santos; VEDOVATO, Cleuza Aparecida; MANDL, Sandra Regina Merlo; SIMÕES, Célia; BOAVENTURA, Ana Paula. Treinamento em primeiros socorros para crianças em idade escolar – teste piloto. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 136–136, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8532. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Frequentemente nos deparamos com notícias sobre acidentes e emergências no ambiente escolar, como crianças que sofreram parada cardiorrespiratória enquanto brincavam, bebês que ficaram engasgados e não foi realizado adequadamente as manobras de desengasgo, quedas de brinquedos ou da própria altura durante as brincadeiras, que resultaram em comprometimentos mais graves para estas crianças. O objetivo deste trabalho é testar a cartilha de primeiros socorros como material de ensino para crianças de 6 a 12 anos. Foi desenvolvida uma cartilha em primeiros socorros em versão impressa, com conteúdo de urgências e emergências, em uma linguagem lúdica e de fácil entendimento para crianças. Foram reunidos grupos de 12 a 20 crianças da DEdIC, nos horários das atividades de oficinas, com duração de 60 minutos. A abordagem dos temas da cartilha foi feita oralmente com dramatizações, manobras, bonecos e desfibrilador externo automático. As crianças realizaram as manobras para desengasgo de crianças/bebês e a reanimação cardiorrespiratória. Participaram 172 crianças na faixa de 6 a 12 anos num total de 09 encontros. As crianças de 6 a 7 anos necessitaram de um tempo maior, técnicas lúdicas na apresentação e cuidado com o uso de bonecos. Para crianças alfabetizadas o conteúdo, estratégia e material foram adequados para motivar o aprendizado. A participação ativa foi unânime e a entrega das cartilhas foi motivador. Este trabalho mostra que, com materiais e método adequados, o ensino precoce em primeiros socorros para as crianças pode ser implementado.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Estelamares Silva dos Santos Morares, Cleuza Aparecida Vedovato, Sandra Regina Merlo Mandl, Célia Simões, Ana Paula Boaventura

Downloads

Não há dados estatísticos.