Treinamento em primeiros socorros para crianças em idade escolar – teste piloto

Autores

  • Estelamares Silva dos Santos Morares Universidade Estadual de Campinas
  • Cleuza Aparecida Vedovato Universidade Estadual de Campinas
  • Sandra Regina Merlo Mandl Universidade Estadual de Campinas
  • Célia Simões Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Paula Boaventura Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8532

Palavras-chave:

Primeiros socorros. Emergência. Saúde escolar.

Resumo

Frequentemente nos deparamos com notícias sobre acidentes e emergências no ambiente escolar, como crianças que sofreram parada cardiorrespiratória enquanto brincavam, bebês que ficaram engasgados e não foi realizado adequadamente as manobras de desengasgo, quedas de brinquedos ou da própria altura durante as brincadeiras, que resultaram em comprometimentos mais graves para estas crianças. O objetivo deste trabalho é testar a cartilha de primeiros socorros como material de ensino para crianças de 6 a 12 anos. Foi desenvolvida uma cartilha em primeiros socorros em versão impressa, com conteúdo de urgências e emergências, em uma linguagem lúdica e de fácil entendimento para crianças. Foram reunidos grupos de 12 a 20 crianças da DEdIC, nos horários das atividades de oficinas, com duração de 60 minutos. A abordagem dos temas da cartilha foi feita oralmente com dramatizações, manobras, bonecos e desfibrilador externo automático. As crianças realizaram as manobras para desengasgo de crianças/bebês e a reanimação cardiorrespiratória. Participaram 172 crianças na faixa de 6 a 12 anos num total de 09 encontros. As crianças de 6 a 7 anos necessitaram de um tempo maior, técnicas lúdicas na apresentação e cuidado com o uso de bonecos. Para crianças alfabetizadas o conteúdo, estratégia e material foram adequados para motivar o aprendizado. A participação ativa foi unânime e a entrega das cartilhas foi motivador. Este trabalho mostra que, com materiais e método adequados, o ensino precoce em primeiros socorros para as crianças pode ser implementado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estelamares Silva dos Santos Morares, Universidade Estadual de Campinas

Reitoria.

Cleuza Aparecida Vedovato, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas Maria Imaculada (1997), graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é enfermeiro da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas, professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na área de enfermagem médico cirúrgica no desenvolvimento de pesquisas nos seguintes temas: primeiros socorros, emergências, enfermagem em centro cirúrgico e centro de material e esterilização.

Sandra Regina Merlo Mandl, Universidade Estadual de Campinas

Colaboradora da Divisão de Educação Infantil e Complementar.

Célia Simões, Universidade Estadual de Campinas

Colaboradora da Divisão de Educação Infantil e Complementar.

Ana Paula Boaventura, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Enfermagem na Saúde do Adulto pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas. Coordenador da Área Enfermagem Médico-cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP. 

 

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

MORARES, E. S. dos S.; VEDOVATO, C. A.; MANDL, S. R. M.; SIMÕES, C.; BOAVENTURA, A. P. Treinamento em primeiros socorros para crianças em idade escolar – teste piloto. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 136–136, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8532. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8532. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.