O aprimoramento do programa aluno-artista

Autores

  • Vívian Lis Ferreira Nogueira Dias Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8531

Palavras-chave:

Arte. Cultura. Programa. Projeto. Bolsa.

Resumo

O programa Aluno-Artista se constitui em um programa coordenado pela Assessoria Cultural do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), com apoio da Pró-Reitoria de Graduação (PRG). O programa foi instituído com o objetivo de incentivar e promover a arte e cultura universitárias, estimulando a permanência estudantil e a interação social através das artes. A cada edição, são selecionados quinze projetos, cada um com dois proponentes com direito à Bolsa Aluno- Artista e um auxílio para execução do projeto. Um registro, em forma de catálogo artístico, é produzido por edição. Visando o aprimoramento do programa, foram propostos ajustes ao final da 4ª edição (Abril/2014), como a alteração de sua vigência, que passou a ser de Abril a Novembro, propiciando assim, um melhor desenvolvimento e aproveitamento dos projetos contemplados, sintonizados com o ano acadêmico. Outra alteração foi a informatização do programa, viabilizando todas as etapas do processo: inscrição, seleção, acompanhamento, agendamentos e entrega de relatórios via digital, através do Sistema Integrado de Gestão (SIG/SAE). A adequação ao novo calendário e a incorporação ao SIG/SAE exigiu um período de transição, para o qual a Assessoria Cultural propôs uma Edição Especial (Agosto a Novembro/2014), com o objetivo de valorizar projetos concluídos de forma plena em edições anteriores. Outra inovação deste período foi o Festival de Artes SAE/Unicamp instituído com o objetivo de possibilitar a interação dos proponentes do programa com a comunidade externa. A partir de 2015, estas alterações são definitivamente incorporadas ao programa, que hoje segue no desenvolvimento de sua sexta edição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vívian Lis Ferreira Nogueira Dias, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Música em 2008 pela Universidade Estadual de Campinas, universidade na qual concluiu o Mestrado em Artes em 2002 e o Bacharelado em Música (modalidade Regência) em 1985. Atuou como Docente Colaboradora do Departamento de Música da Unicamp em disciplinas de Canto Coral e Percepção Musical. Desde 1985 é regente e diretora artística do Coral da Unicamp. Em 2008 recebeu a Medalha Carlos Gomes, homenagem da Câmara Municipal de Campinas.Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: música coral e música.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

DIAS, V. L. F. N. O aprimoramento do programa aluno-artista. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 135–135, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8531. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8531. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão