Resumo
Nos dias atuais é cada vez mais usual, dentro das instituições, o uso de conceitos e técnicas em Gestão da Qualidade, Melhoria de Processos, Gerenciamento de Projetos, entre outros temas. Observa-se também que os esforços em trazer e incorporar estes temas são pouco eficazes, proporcionando poucos resultados e nenhuma mudança a longo prazo. Acreditamos que, assim acontece, principalmente por existir pouco cuidado em orientar a equipe sobre formas de incorporar os novos métodos na sua rotina de trabalho. Assim, com o objetivo de desmistificar os conceitos da Gestão da Qualidade e promover seu uso na otimização de processos diários foi elaborado, submetido, aprovado e ministrado em maio/2016, um curso no Projeto Tope – EA2/Unicamp. O curso mostrou de forma simples: os principais conceitos da Gestão da Qualidade; os comportamentos a serem continuamente desenvolvidos para incorporar a Cultura da Qualidade; e como, na prática, seguindo o intitulado Processo de Transformação, é possível transformar os problemas em oportunidades de melhoria, iniciando o processo com a troca de ideias (brainstorming) durante a análise das causas dos problemas e em suas possíveis soluções, e finalizando com a definição de ações em períodos fixos de tempo, execução e avaliação. O curso atingiu seu objetivo envolvendo todos que participaram de forma plena e com uma excelente avaliação, tendo como principal sugestão de melhoria a criação de um curso de extensão com carga horária superior a dez horas.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Carmen Edith Feitosa Freitas, Daniele Junqueira Rafael