Projeto de catalogação retrospectiva do sistema de bibliotecas da UNICAMP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8528

Resumo

O Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU) possui acervos valiosos que por suas características são considerados “especiais”: mapas, microfilmes, microfichas, folhetos e livros raros. Essas fontes primárias de informação retratam questões históricas e de movimentos sociais do Brasil e América Latina, que se não processadas tecnicamente, limitam seu uso, visibilidade e divulgação. Nesse sentido, em 2014 o SBU solicitou a abertura de concurso para contratação de profissionais bibliotecários, em regime temporário, para tratar esse material. Os candidatos deveriam ter habilidade no uso das ferramentas típicas da área: Machine Readable Cataloging (MARC), Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), Classificação Decimal de Dewey (CDD) e pesquisa em fontes de informação autorizadas, nacionais e internacionais, além de aptidão para leitura técnica em alemão, espanhol e italiano, porque grande parte das obras está em língua estrangeira. Dos nove classificados, seis foram contratados com jornada de quarenta horas semanais por um período de um ano, prorrogado uma única vez. Os bibliotecários foram treinados na Diretoria de Tratamento da Informação (DTRI), a qual é responsável pelo processamento técnico do SBU, com o apoio das Unidades envolvidas. O objetivo de diminuir significativamente o montante de materiais especiais não catalogados foi plenamente alcançado. Isto é, foi possível torná-los acessíveis e com qualidade, além de aprimorar o conhecimento técnico de toda a equipe. Considera-se que esse tipo de contratação representa um enorme ganho para a Universidade, dadas as situações excepcionais. Da mesma forma, a execução do Projeto, proporcionou a oportunidade de disponibilizar recursos relevantes para os pesquisadores brasileiros e estrangeiros, fortalecendo os pilares ensino, pesquisa, extensão e inovação da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oscar Eliel, Universidade Estadual de Campinas

Atualmente é Bibliotecário Diretor de Tratamento da Informação do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas.

Célia Maria Ribeiro, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Biblioteconomia (1981) e Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006). 

Érica Cristina Carvalho Mansur, Universidade Estadual de Campinas

Colaboradora da Biblioteca Central César Lattes da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

ELIEL, O.; RIBEIRO, C. M.; MANSUR, Érica C. C. Projeto de catalogação retrospectiva do sistema de bibliotecas da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 75–75, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8528. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8528. Acesso em: 28 set. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)