Experiência de planejamento estratégico como ferramenta de gestão em ambulatório médico universitário

Autores

  • Patricia Asfora Falabella Leme Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0002-0496-0581
  • Rose Clélia Grion Trevisane Universidade Estadual de Campinas
  • Lila Lea Cruvinel Universidade Estadual de Campinas
  • Rosemeire Aparecida Jonior Ferreira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8527

Resumo

O CECOM (Centro de Saúde da Comunidade da UNICAMP) atua desde 1986, com foco atual em promoção à saúde e prevenção de doenças, além de oferecer assistência médica, odontológica, de enfermagem, psicologia, fisioterapia, educação física e nutrição. De 2003 até 2016 o CECOM já realizou cinco edições de planejamento estratégico, com oficinas de trabalho que envolveram inicialmente apenas seu corpo gerencial, e ganharam adesões progressivamente maiores dos seus funcionários, havendo alcançado, em 2016, a marca de 70% de participação. Após as oficinas, o material produzido é consolidado pelo Colegiado Gestor do CECOM e divulgado aos seus funcionários, seguindo-se a formação de grupos de trabalho com lideranças para desenvolvimento e implantação dos projetos estratégicos. O acompanhamento se dá através de indicadores e metas elaborados com o Colegiado Gestor e os líderes, e os resultados baseiam-se na análise dos indicadores de desempenho dos projetos e no alcance das metas, através do monitoramento dos planos de ação. A cada edição do PLANES a metodologia é revista para a introdução de melhorias, sendo que o último, em fevereiro de 2016, contou com a participação inovadora de usuários e parceiros. Uma análise dos últimos resultados PLANES (2013-2016) revelou 80% das metas planejadas alcançadas. Os principais aprendizados adquiridos ao longo das cinco edições do PLANES foram: 1) Quanto mais pessoas envolvidas nas oficinas de planejamento melhores os resultados alcançados e 2) Para que as ações planejadas se concretizem é fundamental a responsabilização dos gerentes e o seu monitoramento periódico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Asfora Falabella Leme, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora do Centro de Saúde da Comunidade da Universidade Estadual de Campinas.

Rose Clélia Grion Trevisane, Universidade Estadual de Campinas

Centro de Saúde da Comunidade da Universidade Estadual de Campinas.

Lila Lea Cruvinel, Universidade Estadual de Campinas

Centro de Saúde da Comunidade da Universidade Estadual de Campinas.

Rosemeire Aparecida Jonior Ferreira, Universidade Estadual de Campinas

Centro de Saúde da Comunidade da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

LEME, P. A. F.; TREVISANE, R. C. G.; CRUVINEL, L. L.; FERREIRA, R. A. J. Experiência de planejamento estratégico como ferramenta de gestão em ambulatório médico universitário. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 74–74, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8527. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8527. Acesso em: 26 set. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>