Guia cultural UNICAMP

a visibilidade da arte e da cultura

Autores

  • Fabio Augusto Cerqueira Universidade Estadual de Campinas
  • Danilo Mello Negreti Universidade Estadual de Campinas
  • Cármen Lúcia Rodrigues Arruda Universidade Estadual de Campinas
  • Margareth do Carmo Vieira Junqueira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8525

Resumo

Visando a criação de um programa coeso voltado à cultura e à arte para uma universidade do porte e da excelência da Unicamp, em 2013 a Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) implementou sua área de Ação Cultural, para buscar a articulação entre órgãos, unidades, artistas e coletivos, tanto da Unicamp quanto externos no sentido de fomentar as ações artísticas e culturais desenvolvidas, alavancando sua produção e sua gestão; ampliar sua visibilidade e, consequentemente, incrementar as possibilidades para a área da Cultura na Universidade, criando condições para implantação de uma política específica para o desenvolvimento de projetos artísticos e culturais. Uma das primeiras ações realizadas foi a implantação, em março de 2014, do “Guia Cultural Unicamp”, por meio do site www.guiacultural.unicamp.br, contendo textos e chamadas de interesse e a agenda dos eventos que contam com a participação, direta ou indireta, de membros da comunidade da Universidade, sejam eles realizados na Unicamp ou fora dela. O objetivo principal foi congregar, numa agenda única, os eventos e as produções artístico-culturais vinculadas à Unicamp, permitindo assim seu maior alcance e visibilidade. Foram 719 publicações de março a dezembro de 2014, em 2015 foram 1.024 publicações, e em 2016, espera-se superar este número, vez que a ferramenta está se tornando cada vez mais conhecida pelo público da comunidade universitária e de seu entorno. A dinâmica do site é acompanhada por uma fan page do Facebook – GuiaCulturalUnicamp –, que atualmente conta com aproximadamente 4.600 seguidores, número que tem sido crescente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Augusto Cerqueira, Universidade Estadual de Campinas

Gestor cultural na Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural - CDC, da Universidade Estadual de Campinas.

Danilo Mello Negreti, Universidade Estadual de Campinas

Produtor cultural junto a área de Ação Cultural da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual de Campinas.

Cármen Lúcia Rodrigues Arruda, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisadora na área de Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas.

Margareth do Carmo Vieira Junqueira, Universidade Estadual de Campinas

Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

CERQUEIRA, F. A.; NEGRETI, D. M.; ARRUDA, C. L. R.; JUNQUEIRA, M. do C. V. Guia cultural UNICAMP: a visibilidade da arte e da cultura. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 72–72, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8525. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8525. Acesso em: 3 out. 2022.