Banner Portal
Guia cultural UNICAMP
PDF

Como Citar

CERQUEIRA, Fabio Augusto; NEGRETI, Danilo Mello; ARRUDA, Cármen Lúcia Rodrigues; JUNQUEIRA, Margareth do Carmo Vieira. Guia cultural UNICAMP: a visibilidade da arte e da cultura. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 72–72, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8525. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Visando a criação de um programa coeso voltado à cultura e à arte para uma universidade do porte e da excelência da Unicamp, em 2013 a Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) implementou sua área de Ação Cultural, para buscar a articulação entre órgãos, unidades, artistas e coletivos, tanto da Unicamp quanto externos no sentido de fomentar as ações artísticas e culturais desenvolvidas, alavancando sua produção e sua gestão; ampliar sua visibilidade e, consequentemente, incrementar as possibilidades para a área da Cultura na Universidade, criando condições para implantação de uma política específica para o desenvolvimento de projetos artísticos e culturais. Uma das primeiras ações realizadas foi a implantação, em março de 2014, do “Guia Cultural Unicamp”, por meio do site www.guiacultural.unicamp.br, contendo textos e chamadas de interesse e a agenda dos eventos que contam com a participação, direta ou indireta, de membros da comunidade da Universidade, sejam eles realizados na Unicamp ou fora dela. O objetivo principal foi congregar, numa agenda única, os eventos e as produções artístico-culturais vinculadas à Unicamp, permitindo assim seu maior alcance e visibilidade. Foram 719 publicações de março a dezembro de 2014, em 2015 foram 1.024 publicações, e em 2016, espera-se superar este número, vez que a ferramenta está se tornando cada vez mais conhecida pelo público da comunidade universitária e de seu entorno. A dinâmica do site é acompanhada por uma fan page do Facebook – GuiaCulturalUnicamp –, que atualmente conta com aproximadamente 4.600 seguidores, número que tem sido crescente.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Fabio Augusto Cerqueira, Danilo Mello Negreti, Cármen Lúcia Rodrigues Arruda, Margareth do Carmo Vieira Junqueira

Downloads

Não há dados estatísticos.