Banner Portal
Projeto brinquedoteca
PDF

Como Citar

MAGALHAES, José Alexandre Pio; BALABANIAN, Yvete Carvalho Chaves; ZORZI, Bianca; GIMENES, Livia; COSTA, Gabrielle Aldrey Souza; WERNECK, Deborah Tavares; MONTEIRO, Maria Inês. Projeto brinquedoteca : promover o brincar na sala de espera. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 67–67, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8520. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A importância do brincar e da recreação na vida das crianças tem sido incentivada e sustentada pela legislação, inclusive para as atendidas em hospitais. Além de oportunizar um espaço lúdico, a brinquedoteca tem como objetivo promover o desenvolvimento cognitivo, a criatividade e sociabilidade não só das crianças, como também dos adultos. Objetivo: Descrever e documentar a relevância do Projeto Brinquedoteca do Ambulatório de Pediatria. Envolver os usuários na reflexão sobre a importância e colaboração do trabalho desenvolvido na Brinquedoteca, na melhoria da qualidade de vida no período de permanência na sala de espera. Método: Estudo descritivo exploratório realizado na Brinquedoteca do Ambulatório de Pediatria do HC-Unicamp. Esta brinquedoteca é estruturada para ser um espaço lúdico pedagógico para as crianças que aguardam atendimento em consultas e procedimentos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas padronizadas semi-estruturadas individuais, com a participação dos responsáveis dos pacientes. O projeto conta com três bolsistas do SAE. Resultado: As atividades desenvolvidas colaboram para um ambiente tranqüilo durante a espera do atendimento. Foi proporcionado entretenimento às crianças por meio do desenvolvimento de atividades lúdicas e educativas, realizando trabalho de extensão entre a universidade, serviço hospitalar e a sociedade civil, em que a criança leva para casa os trabalhos realizados e compartilha com a família e seus contatos, impactuando na melhora da qualidade de vida da criança e da sociedade. A Brinquedoteca é um espaço que minimiza a ansiedade das crianças e seus responsáveis no período de espera pelo atendimento e garante o direito de brincar.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 José Alexandre Pio Magalhaes, Yvete Carvalho Chaves Balabanian, Bianca Zorzi, Livia Gimenes, Gabrielle Aldrey Souza Costa, Deborah Tavares Werneck, Maria Inês Monteiro

Downloads

Não há dados estatísticos.