Projeto brinquedoteca

promover o brincar na sala de espera

Autores

  • José Alexandre Pio Magalhaes Universidade Estadual de Campinas
  • Yvete Carvalho Chaves Balabanian Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0001-5936-371X
  • Bianca Zorzi Universidade Estadual de Campinas
  • Livia Gimenes Universidade Estadual de Campinas
  • Gabrielle Aldrey Souza Costa Universidade Estadual de Campinas
  • Deborah Tavares Werneck Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Inês Monteiro Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0003-1235-6162

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8520

Resumo

A importância do brincar e da recreação na vida das crianças tem sido incentivada e sustentada pela legislação, inclusive para as atendidas em hospitais. Além de oportunizar um espaço lúdico, a brinquedoteca tem como objetivo promover o desenvolvimento cognitivo, a criatividade e sociabilidade não só das crianças, como também dos adultos. Objetivo: Descrever e documentar a relevância do Projeto Brinquedoteca do Ambulatório de Pediatria. Envolver os usuários na reflexão sobre a importância e colaboração do trabalho desenvolvido na Brinquedoteca, na melhoria da qualidade de vida no período de permanência na sala de espera. Método: Estudo descritivo exploratório realizado na Brinquedoteca do Ambulatório de Pediatria do HC-Unicamp. Esta brinquedoteca é estruturada para ser um espaço lúdico pedagógico para as crianças que aguardam atendimento em consultas e procedimentos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas padronizadas semi-estruturadas individuais, com a participação dos responsáveis dos pacientes. O projeto conta com três bolsistas do SAE. Resultado: As atividades desenvolvidas colaboram para um ambiente tranqüilo durante a espera do atendimento. Foi proporcionado entretenimento às crianças por meio do desenvolvimento de atividades lúdicas e educativas, realizando trabalho de extensão entre a universidade, serviço hospitalar e a sociedade civil, em que a criança leva para casa os trabalhos realizados e compartilha com a família e seus contatos, impactuando na melhora da qualidade de vida da criança e da sociedade. A Brinquedoteca é um espaço que minimiza a ansiedade das crianças e seus responsáveis no período de espera pelo atendimento e garante o direito de brincar.

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Biografia do Autor

José Alexandre Pio Magalhaes, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Clínica Medica pela UNICAMP. Coordenador da Divisão de Ambulatórios e Procedimentos Especializados do Hospital das Clínicas - UNICAMP.

Yvete Carvalho Chaves Balabanian, Universidade Estadual de Campinas

Enfermeira do Ambulatório de Pediatria do Hospital de Clínicas - Universidade Estadual de Campinas.

Bianca Zorzi, Universidade Estadual de Campinas

Ambulatório de Pediatria do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas.

Livia Gimenes, Universidade Estadual de Campinas

Ambulatório de Pediatria do Hospital das Clinicas da Universidade Estadual de Campinas.

Gabrielle Aldrey Souza Costa, Universidade Estadual de Campinas

Ambulatório de Pediatria do Hospital das Clinicas da Universidade Estadual de Campinas.

Deborah Tavares Werneck, Universidade Estadual de Campinas

Ambulatório de Pediatria do Hospital das Clinicas da Universidade Estadual de Campinas.

Maria Inês Monteiro, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Professora associada MS-5-III pela Faculdade de Enfermagem da da Universidade Estadual de Campinas.

 

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Publicado

2016-10-27

Como Citar

MAGALHAES, J. A. P.; BALABANIAN, Y. C. C.; ZORZI, B.; GIMENES, L.; COSTA, G. A. S.; WERNECK, D. T.; MONTEIRO, M. I. Projeto brinquedoteca : promover o brincar na sala de espera. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 67–67, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8520. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8520. Acesso em: 3 out. 2022.