Banner Portal
Gestão de recursos materiais
PDF

Como Citar

ZEFERINO, Eliete Boaventura Bargas; NISHIDE, Vera Médice; HISATUGO, Wellington Diego; ACCHINI, Larissa Maria; SANTOS, Daniele; MARCONDES, Margareth. Gestão de recursos materiais: "KANBAN" no controle de arsenais. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 65–65, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8518. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Na administração de materiais deve-se eliminar os itens que não tem rotatividade constante no estoque, com isto transfere-se o investimento que ficaria sem movimentação por um período mais longo, por materiais com alta rotatividade. Com o kanban é possível reduzir custos e aumentar a produtividade. Redução dos estoques das áreas para melhoria na qualidade do serviço prestado e redução de custos.  Relato de experiência no Hospital Universitário. Realizou-se um estudo dos materiais consumidos na unidade/dia. Com isto, foi realizado uma organização do arsenal de modo a ter melhor visualização dos materiais existente baseado no cálculo de consumo semanal. A organização deu-se de forma a identificar com fitas vermelhas o momento de fazer o pedido de materiais e de atender as exigências da vigilância Sanitária. Durante o processo de organização, identificou-se excesso de materiais, pois não havia uma padronização de local de guarda deste material. Além disso, havia materiais armazenados em contato direto com o chão, com o teto, e materiais vencidos ou com datas próximas do vencimento. Os profissionais que trabalham no arsenal relataram a facilidade de trabalhar após a padronização. Com a aplicação do “Kan Ban”, tornou-se fácil a visualização do momento de fazer o pedido de materais. Com estas medidas aconteceram menor perda de materiais, seja por vencimentos, armazenamento incorreto ou extravios. A implementação do sistema é muito simples e garante um nível de estoque baixo na linha, economizando espaço físico e permitindo que a área fique mais organizada.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Eliete Boaventura Bargas Zeferino, Vera Médice Nishide, Wellington Diego Hisatugo, Larissa Maria Acchini, Daniele Santos, Margareth Marcondes

Downloads

Não há dados estatísticos.