Uso da ferramenta LEAN

mapa de fluxo de valor na central de materiais e esterilização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8517

Resumo

O Pensamento Enxuto é uma abordagem de gestão cada vez mais aplicada no campo da saúde. Muitos países estão experimentando os princípios Lean para melhorar a eficiência, resultados clínicos, satisfação e segurança para funcionários, pacientes e, melhorar o desempenho financeiro e de sustentabilidade da instituição. O objetivo deste estudo é identificar se a abordagem Lean pode auxiliar nos processos para melhoria na qualidade do serviço prestado e redução de custos. Trata-se de um relato de experiência de um trabalho em um Hospital Universitário para melhoria na qualidade do serviço utilizando o mapa de fluxo de valor. Realizaram-se oficinas com o desenvolvimento do SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats). Foi realizado um Workshop de 12 horas por duas especialistas em Lean e logo após, o mapeamento de fluxo de valor para identificar o estado atual do setor de desinfecção de aparelhos respiratórios. Foi identificada a utilização de materiais que não eram necessários e que geravam maior custo por gerar maior tempo dispensado devido à paramentação e ao uso de materiais desnecessários, como luvas estéreis e campos estéreis. Discussão: Na literatura não é preconizado o uso de luvas e campo estéril para processamento dos inaladores. No entanto, com a rotina, não houve análise de cada etapa do processo. Apenas após o Mapeamento do Fluxo de Valor, foi possível identificar que esse material não agregava valor ao paciente. Com o mapeamento de fluxo de valor, despertou-se um olhar crítico, culminando em economia no processamento de inaladores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliete Boaventura Bargas Zeferino, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas.

Valeria Amaral Silveira, Agência Regional de Santa Catarina

Professora de Ensino Fundamental SESC-Itajái - SC.

Alice Sarantopoulos, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda e Mestre em Gestão da Saúde com ênfase em Lean Healthcare pelo Programa de Fisiopatologia Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. 

Gabriela Salim Spagnol, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda e Mestre em Neurociências pelo Programa de Fisiopatologia Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. 

Maria Isabel Pedreira Freitas, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

ZEFERINO, E. B. B.; SILVEIRA, V. A.; SARANTOPOULOS, A.; SPAGNOL, G. S.; FREITAS, M. I. P. Uso da ferramenta LEAN: mapa de fluxo de valor na central de materiais e esterilização. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 64–64, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8517. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8517. Acesso em: 3 out. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)