O jornal comunitário como ponte entre a educação formal e a não-formal

Autores

  • Amarildo Batista Carnicel Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8512

Palavras-chave:

Jornal comunitário. Educação. Educação não-formal.

Resumo

A presente pesquisa desenvolvida junto ao Centro de Memória da Unicamp mostra as potencialidades do jornal comunitário como instrumento de diálogo entre a educação formal (tradicional) e a educação não-formal, aquela que ocorre fora do ambiente escolar. Baseia-se em atividades em forma de Oficinas de Jornalismo Comunitário realizadas na ONG Projeto Gente Nova (Progen), localizada na Vila Castelo Branco, região noroeste de Campinas, tendo como instituições parceiras seis escolas estaduais instaladas naquela região. Tem como objetivo produzir e refletir sobre o jornal comunitário Conexão Jovem (o informativo está em sua 19ª. edição), publicação elaborada pelos adolescentes do Progen e das escolas parceiras. Trata-se de um veículo que procura noticiar fatos positivos da Castelo Branco e adjacências, localidades que, não raro, freqüentam apenas as páginas policiais dos principais jornais diários de Campinas. O Conexão Jovem, produzido e discutido por professores e alunos em salas de aula, tem conseguido, dentre outros resultados, devolver a auto-estima aos adolescentes responsáveis por sua elaboração e aos leitores que passam a ter uma visão mais positiva do lugar onde vivem. Homenageado pela Câmara Municipal de Campinas, em solenidade realizada no dia 16 de maio, o jornal é um desdobramento do trabalho que desenvolvemos, juntamente com o CMU-Unicamp, em bairros periféricos de Campinas desde o ano de 2001.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amarildo Batista Carnicel, Universidade Estadual de Campinas

CMU/ UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

CARNICEL, A. B. O jornal comunitário como ponte entre a educação formal e a não-formal. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 192–192, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8512. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8512. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.