O ensino médio brasileiro em foco
DOI:
https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8509Palavras-chave:
Ensino médio noturno. Legislação educacional brasileira. História da educação brasileiraResumo
A pesquisa, aqui apresentada em síntese, é dissertação de Mestrado, sob orientação da Profa. Dra. Mara Regina Martins Jacomeli-FE/Unicamp. Aborda o ensino médio brasileiro em três aspectos: sua história, sua legislação no final do século XX e questões concernentes à versão noturna do mesmo. Os dois primeiros fatores têm relevância para a compreensão da problemática que perpassa o nível de ensino em pauta e que tem estado na pauta de preocupações de quem nele atua e sempre nos discursos de gestores e educadores. A verificação percorre a histórica recente, a partir da legislação educacional brasileira – 1971 a 1996. O estudo possibilitou a compreensão de alguns aspectos complexos dessa etapa educacional, considerada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) como a etapa final da nossa educação básica. Quanto ao período delimitado para os estudos, localizado entre duas legislações importantes – a lei n. 5.692/71 e a LDB n. 9.394/96 e intermediado por uma minirreforma, a lei n. 7.044/82, tem grande relevância pelo que significou dada a influência que essas leis exercitaram e pelos contornos decisivos que assumem no período histórico situado entre o final do século XX e início do século XXI.Downloads
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Publicado
2016-09-12
Como Citar
LINS, E. C.; JACOMELLI, M. R. M. O ensino médio brasileiro em foco. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 190–190, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8509. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8509. Acesso em: 4 fev. 2023.
Edição
Seção
Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão
Licença
Copyright (c) 2016 Edison Cardoso Lins, Mara Regina Martins Jacomelli

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