Resumo
A música tem sido, através dos séculos, uma das formas de comunicação entre os indivíduos. É um elemento indispensável para as crianças e pode ser abordada de várias maneiras. O primeiro contato da criança com a música, realiza-se através da percepção do ritmo e da melodia em toda a natureza. A música leva a criança a descobrir seu corpo como elemento criador de música, e a torna uma fonte lúdica e criativa para expressão de seus sentimentos.Levar a criança a aprender e cantar pequenas canções ou ouvir música clássica e popular em diferentes ocasiões. Levar a criança a se expressar com liberdade, toda riqueza do seu mundo interior, lhe proporcionando momentos onde ela poderá imitar, memorizar, criar, dançar, e, acima de tudo divertir-se e aprender com a música. Para que pudéssemos alcançar esses objetivos, é necessário que o educador esteja pronto para permitir e estimular em todas as situações; segundo o Professor Harthey, do departamento de música do St. John’s of College of Education, Inglaterra; através das experiências com a música, a criança descobre a natureza dos sons e improvisa canções sozinha ou em grupos. A criança pode ainda criar arranjos de vozes e instrumentos musical e representar por meio de sons o mar, o vento ou a árvore sem serem submetidas a um formalismo precoce. Ao realizarmos este projeto pudemos perceber que as crianças descobriram através da música os seus sons e os seus ritmos. Sempre com acompanhamento de um violão e gestos procuramos estimular novas descobertas. Esse projeto teve início em fevereiro de 2008, até o mês de junho, passaram por ele 35 crianças, todas com a idade de 04 até 05 anos. Foi realizado uma apresentação para os pais e responsáveis no dia 14/05/2008, onde foi obtido um retorno positivo e bastante significativo.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 F. C. L. Gama
Downloads
Não há dados estatísticos.