Resumo
Este trabalho, fruto do mestrado em Geografia defendido em 2007 no IG/UNICAMP, busca analisar e interpretar, sob um olhar a partir do território, a reestruturação dos transportes e dos fluxos logísticos no Estado de São Paulo através do Plano Diretor de Desenvolvimento dos Transportes (PDDT-Vivo 2000/2020), concebidos pela Secretaria dos Transportes, tendo como objeto de estudo o projeto dos Centros Logísticos Integrados (CLI’s). Procuramos confirmar a hipótese de que o PDDT-Vivo e o projeto dos CLI´s constituem-se em diretrizes de ações públicas (normas e intervenções materiais) que respondem a demandas por maior fluidez e por um uso corporativo do território, atendendo sobretudo aos interesses de grandes empresas e grupos de distribuição e de logística, marginalizando as demandas das pequenas e médias empresas e as demandas sociais por maior mobilidade no território paulista. Além disso, sua implementação procura conferir competitividade territorial ao Estado de São Paulo na competição com outras unidades federativas, reafirmando ainda mais a “guerra dos lugares” e aprofundando ainda mais a crise do federalismo.Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
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