Banner Portal
Intervenções operacionais aplicadas ao controle de qualidade da água de uma unidade processadora de alimentos
PDF

Palavras-chave

Água. Microbiologia. Cloro.

Como Citar

JUNQUER, M. L.; ARROYO, D. M. D.; WALTER, E. H. M.; CELEGHINI, R. M. dos S.; GANDARA, A. L. N.; CASTAGNATO, R.; VALE, V. J. C.; SILVA, M. S. da; ALMEIDA, J. P. de. Intervenções operacionais aplicadas ao controle de qualidade da água de uma unidade processadora de alimentos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 177–177, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8482. Acesso em: 28 fev. 2024.

Resumo

No monitoramento de um sistema de abastecimento de água de uma unidade processadora de alimentos foram encontradas as seguintes não conformidades: enumeração de microrganismos heterotróficos até 1,9x103 UFC/mL, coliformes totais até 9,2 NMP/100mL e teor de cloro residual livre menor que 0,2 mg/L. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia de intervenções operacionais implementadas na rede da unidade processadora de alimentos, de modo a manter a qualidade da água fornecida pela empresa de abastecimento público, certificada como adequada. Inicialmente foi realizada a higienização dos reservatórios (1 ano após o último tratamento), que resultou em uma melhoria na qualidade microbiológica da água, mas a contagem de heterotróficos aeróbios continuava elevada, o que foi associado a sujidades remanescentes das operações de higienização. Além disto, o superdimensionamento dos reservatórios propiciava um prolongado tempo de residência da água no sistema, cerca de 72 h, o que entre outras possibilidades poderia causar a diminuição do teor de cloro livre para < 0,2 mg/L. Com a correção da dosagem de cloro ativo na água do reservatório ocorreu a adequação de todo o sistema. As intervenções pesquisadas permitiram a manutenção da qualidade da água de abastecimento, disponibilizando uma água potável e adequada às aplicações da unidade processadora de alimentos.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Mariana Loureiro Junquer, Diana Mara Dias Arroyo, E. H. M. Walter, Renata Maria dos Santos Celeghini, Ana Lourdes Neves Gandara, Renata Castagnato, Vicente Jose Costa Vale, M. S. da Silva, Jose Pereira de Almeida

Downloads

Não há dados estatísticos.