Banner Portal
Interferência do citrato de clomifeno no ciclo estral de fêmeas balb/c

Palavras-chave

Clomid. Superovulação. Embriões

Como Citar

SALGADO, A. R.; CORAT, M. A. F.; GIMENES, A. P.; DIAS, V. L.; PASSOS, L. A. C. Interferência do citrato de clomifeno no ciclo estral de fêmeas balb/c. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 176–176, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8481. Acesso em: 21 fev. 2024.

Resumo

Protocolos de superovulação de fêmeas de camundongos, constituem-se em importante ferramenta em Centros de Bioterismo. Entretanto, é bastante difícil a aquisição dos hormônios utilizados, como também eles provocam respostas diferentes entre as linhagens isogênicas de camundongos. O desenvolvimento de uma metodologia alternativa, não apenas poderá contribuir com as rotinas instaladas nestas unidades, como também possibilitará uma otimização de tempo e recursos. No presente trabalho, apresentamos um protocolo alternativo para a indução de ovulação em fêmeas de camundongos, empregando para tanto, uma droga comercial de uso humano no tratamento de infertilidade feminina (CLOMID), e que é de fácil aquisição. O Citrato de Clomifeno pode aumentar a fertilidade por meio de diferentes mecanismos, tais como aumento do número de oócitos disponíveis para fertilização; por resolver disfunções ovulatórias; por permitir maior regularidade na ovulação compatibilizando com o tempo da fertilização e favorecendo as condições de fertilização do espermatozóides na porção superior do trato reprodutivo da fêmea.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Andreia Ruiz Salgado, Marcos Alexandre Finzi Corat, Ana Paula Gimenes, Viviane Liotti Dias, Luiz Augusto Correa Passos

Downloads

Não há dados estatísticos.