Programa redescobrindo

Autores

  • Kely Cristina Barbosa Universidade Estadual de Campinas
  • Natalia Francini Alves Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8480

Palavras-chave:

Terceira idade. Direitos sociais. Redescobrindo

Resumo

O envelhecimento no Brasil é uma questão socioeconômica, a terceira idade vem crescendo, segundo o IBGE até 2050 uma em cada três pessoas serão idosas no Mundo. A sociedade e o governo estão se preparando para esta nova realidade, na Universidade não é diferente, é crescente o numero de funcionários entrando nesta fase. O Programa surgiu após uma análise crítica do Serviço Social do GGBS através dos atendimentos sociais aos funcionários aposentados que apresentam demandas sociais significativas relacionadas à saúde, cidadania, respeito, convívio familiar / comunitário e financeiro. Contempla atendimentos Individuais para levantamento de questões sociais e sensibilizações para ações em grupo, encontros realizados quinzenalmente, no âmbito da Universidade e ou atividades externas, com três horas de duração, com 15 participantes. São oferecidos palestras educativas e informativas, oficinas, passeios culturais, atividades físicas e lúdicas; Cartilhas e informativos. Os temas trabalhados são propostos pela equipe técnica ou emergidos nas reflexões e necessidades do grupo a adesão é realizada através de encaminhamento ou demanda espontânea. Mediante avaliações é possível concluir que os resultados positivos e aumento de demanda. Buscamos parcerias e aprimoramento sempre ofertando um serviço eficiente. As atividades desenvolvidas no Programa tem atendido os objetivos, a procura nos últimos seis meses aumentou significativamente a participação funcionários dos aposentados mas também funcionários afastados, que nos levou a desenvolver um projeto de intervenção para atender a demanda emergente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kely Cristina Barbosa, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas(2006). Tem experiência na área de Enfermagem.

Natalia Francini Alves Silva, Universidade Estadual de Campinas

Serviço Social.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

BARBOSA, K. C.; SILVA, N. F. A. Programa redescobrindo. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 255–255, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8480. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8480. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida