Resumo
Desde os tempos pré-históricos o homem viu a necessidade de se formar grupos para desenvolver trabalhos que individualmente era impossível. Inicia-se um modelo de trabalho que conseqüentemente traz juntamente consigo elementos para os conflitos que são inerentes ao homem e faz-se presente a todo instante. A relação no trabalho é um processo complexo devido a singularidade e a afinidade de cada indivíduo. O enfermeiro, no exercício de sua profissão depara-se com os conflitos de sua equipe, muitas das vezes despreparado usando técnicas aprendidas na prática. O objetivo deste estudo é identificar as competências de gerenciamento do enfermeiro e a prevenção de conflitos na equipe de enfermagem. O método utilizado foi a revisão bibliográfica a partir de artigos publicados nos últimos quatro anos encontrados na literatura e base de dados cientifica, utilizando os descritores: enfermagem, gerenciamento da prática profissional, processos grupais. As competências de gerenciamento do enfermeiro identificadas foram: comunicação assertiva, liderança, criatividade, dinâmicas de grupo e mediação de conflitos. A literatura aponta que os conflitos são inerentes ao processo de trabalho, e que estes ao invés de serem prevenidos devem existir, de modo que quando bem gerenciados são benéficos a equipe estimulando as transformações e desenvolvimentos pessoais, coletivos, organizacionais, a criatividade e a produtividade.

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Copyright (c) 2016 Josenei de Oliveira Teixeira