O gerenciamento e a prevenção de conflitos na equipe de enfermagem: um desafio para o enfermeiro

Autores

  • Josenei de Oliveira Teixeira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8476

Palavras-chave:

Enfermagem. Gerenciamento da pratica profissional. Processos grupais

Resumo

Desde os tempos pré-históricos o homem viu a necessidade de se formar grupos para desenvolver trabalhos que individualmente era impossível. Inicia-se um modelo de trabalho que conseqüentemente traz juntamente consigo elementos para os conflitos que são inerentes ao homem e faz-se presente a todo instante. A relação no trabalho é um processo complexo devido a singularidade e a afinidade de cada indivíduo. O enfermeiro, no exercício de sua profissão depara-se com os conflitos de sua equipe, muitas das vezes despreparado usando técnicas aprendidas na prática. O objetivo deste estudo é identificar as competências de gerenciamento do enfermeiro e a prevenção de conflitos na equipe de enfermagem. O método utilizado foi a revisão bibliográfica a partir de artigos publicados nos últimos quatro anos encontrados na literatura e base de dados cientifica, utilizando os descritores: enfermagem, gerenciamento da prática profissional, processos grupais. As competências de gerenciamento do enfermeiro identificadas foram: comunicação assertiva, liderança, criatividade, dinâmicas de grupo e mediação de conflitos. A literatura aponta que os conflitos são inerentes ao processo de trabalho, e que estes ao invés de serem prevenidos devem existir, de modo que quando bem gerenciados são benéficos a equipe estimulando as transformações e desenvolvimentos pessoais, coletivos, organizacionais, a criatividade e a produtividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josenei de Oliveira Teixeira, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Jaguariuna (2006). Atualmente é enfermeira no Hospital de Clínicas da UNICAMP e aluna especila do Programa de Pós Graduação - nivel Mestrado.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

TEIXEIRA, J. de O. O gerenciamento e a prevenção de conflitos na equipe de enfermagem: um desafio para o enfermeiro. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 254–254, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8476. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8476. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)