Proposta de um instrumento de educação para diabéticos

Autores

  • Camila Fernanda Lourençon Vegian Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Candida Ribeiro Parisi Universidade Estadual de Campinas
  • Walter Jose Minicucci Universidade Estadual de Campinas
  • José Alexandre Pio Magalhães Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8473

Palavras-chave:

Diabetes mellitus. Educação em saúde. Enfermagem

Resumo

O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica caracterizada, principalmente, por uma condição hiperglicêmica crônica resultante de ação e/ou secreção insuficiente de insulina que aumenta os riscos de alterações macro e microvasculares. Por ser uma doença cujo tratamento exige grandes mudanças no estilo de vida e comportamento do paciente, o DM tem na educação acerca da doença e dos seus cuidados uma grande ferramenta para o manejo e controle. Em pacientes insulinizados, a complexidade do tratamento aumenta significativamente. Na prevenção e educação para a saúde, a OMS contempla o conhecimento e informação sobre o DM como um aspecto básico e de grande relevância para que o paciente seja apto a tomar decisões conscientes e compatíveis à sua saúde, podendo enfrentar as dificuldades e incertezas do cotidiano com mais segurança. Cabe, em geral, ao profissional de enfermagem o empoderamento dos pacientes para não apenas manuseio, como autoaplicação da insulina no dia a dia. Com isso o objetivo foi construir um instrumento educativo de fácil interpretação para auxílio no manejo do paciente diabético tipo 2 em insulinoterapia, com múltiplas doses. Para isto realizamos levantamento de material didático disponível, assim como de instrumentos sobre o assunto dentro das principais referências reconhecidas no tema. Considerou-se os seguintes aspectos: conceito da doença, tipos de diabetes e de insulina, preparo e locais de aplicação, tipos de seringa, armazenamento, cuidados no transporte, recomendações alimentares e práticas de exercícios físicos. Nossa intenção foi construir e apresentar o presente instrumento.

Abstract: 
Diabetes Mellitus (DM) is a metabolic disease, mainly characterized by a chronic hyperglycemic condition, resulting from insufficient action and/or secretion of insulin, which increases the risks of macro and microvascular changes. Since it is a disease whose treatment demands major changes on patient&";s lifestyle and behavior, the DM sees in education about the disease and how to care a major tool for handling and control. In patients with insulin, the treatment complexity increases significantly. In health prevention and education, WHO contemplates knowledge and information about the DM as a basic aspect, with great relevance, for the patient to be able to make conscious decisions, compatible to their health, being able to face difficulties and uncertainty on the daily life with more safety. In general, it is the nurse&";s responsibility to empower patients not only for handling, but also for insulin self-administration on daily life. With this, the purpose was to build an educative instrument with easy interpretation, to help the type-2 diabetic patient handle therapy with insulin, with multiple dosages. For this purpose, we carried out a survey on didactic material available, as well as on instruments about the issue among the main references recognized on the subject. The following aspects were considered: disease concept, types of diabetes and insulin, preparation and application areas, types of syringe, storage, transporte care, food recommendations and physical exercise practices. Our intention was to build and present this instrument.

Keywords:  Diabetes mellitus.  Health education.  Nursing


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Biografia do Autor

Camila Fernanda Lourençon Vegian, Universidade Estadual de Campinas

Possui Graduação e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2003), Aprimoramento em Cuidados Intensivos pela FCM-UNICAMP (2005), Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Unip (2008) e Mestrado em Enfermagem pela UNICAMP (2010). Atualmente, é enfermeira no Hospital das Clínicas - HC/ UNICAMP.

Maria Candida Ribeiro Parisi, Universidade Estadual de Campinas

Médica, mestre e doutora pela Universidade Estadual de Campinas. Especialista em saúde pública e diabetes pelo Instituto Nacional de Endocrinologia- Havana- Cuba. Trabalha como médica assistente na Universidade Estadual de Campinas no departamento de clínica médica, e como médica assistente do grupo de diabetes do Hospital de clínicas da Faculdade de Medicina da USP, onde é responsável pelo serviço de pé diabético das duas instituições. Área de atuação : prevenção, diagnóstico e tratamento em pé diabético e úlcera , diagnóstico e tratamento em artropatia de Charcot e educação e prevenção em diabetes.

Walter Jose Minicucci, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1967 - 1973), residência medica em Clinica Medica/Endocrinologia pela faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo (1975-1976), mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela SBEM e ABM. É médico da Universidade Estadual de Campinas, medico assistente da disciplina de Endocrinologia de Unicamp.

José Alexandre Pio Magalhães, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995), especialização em circulação extracorpórea e Doutorado em Clínica Medica pela Faculdade de Ciência Médicas da Universidade Estadual de Campinas, Pós Doutorado pela Alpert Medical School na Brown University. 

 

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Publicado

2016-10-27

Como Citar

VEGIAN, C. F. L.; PARISI, M. C. R.; MINICUCCI, W. J.; MAGALHÃES, J. A. P. Proposta de um instrumento de educação para diabéticos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 252–252, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8473. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8473. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

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