Banner Portal
Análise dos domínios relativos à qualidade de vida de servidores da UNICAMP praticantes de exercícios físicos regularmente
PDF

Palavras-chave

Qualidade de vida. Exercícios físicos regular. Programa mexa-se.

Como Citar

PERES, C. M.; ZAMAI, C. A.; BONFIM, E. dos S. Análise dos domínios relativos à qualidade de vida de servidores da UNICAMP praticantes de exercícios físicos regularmente. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 251–251, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8472. Acesso em: 28 fev. 2024.

Resumo

A adoção de hábitos de vida saudável, como a prática de exercícios físicos, promove a saúde ao longo da vida, influenciam de maneira positiva, oferecendo uma melhor percepção da qualidade de vida que contempla aspectos multifatoriais. O objetivo foi analisar os domínios relativos à qualidade de vida dos servidores da Unicamp que praticaram regularmente exercícios físicos no Programa Mexa-se. Para tanto aplicou o questionário sobre qualidade de vida (SF-36) - meses de março e setembro de 2015. Na avaliação os menores valores foram encontrados nos domínios: estado geral de saúde, dor e aspectos físicos (62,85, 63,05 e 64,85); os maiores valores foram encontrados nos domínios: saúde mental, aspectos sociais e emocionais (72,06; 73,29 e 77,13), respectivamente. Já na reavaliação encontraram-se os menores valores nos domínios: estado geral de saúde, dor e vitalidade (74,02; 76,32 e 77,64); os maiores valores foram encontrados nos domínios: saúde mental, aspectos sociais e emocionais (85,33; 94,13 e 94,13), respectivamente, mas em todos os domínios os valores foram maiores na reavaliação após 06 meses de exercícios físicos no programa. Conclui-se que a qualidade de vida apesar de ser um fator subjetivo, os valores encontrados sendo maiores, indicaram uma melhor qualidade de vida, daí a importância desse processo educativo e investigativo dos domínios destacados. Enfoca-se, portanto, medidas de prevenção de riscos e de promoção da saúde que devem repercutir, mesmo que em longo prazo, na melhoria contínua e permanente da qualidade de vida do “homem”, ou melhor, dos participantes do Programa Mexa-se.

 

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Claudia Maria Peres, Carlos Aparecido Zamai, Elizabeth dos Santos Bonfim

Downloads

Não há dados estatísticos.