Análise dos domínios relativos à qualidade de vida de servidores da UNICAMP praticantes de exercícios físicos regularmente

Autores

  • Claudia Maria Peres Universidade Estadual de Campinas
  • Carlos Aparecido Zamai Universidade Estadual de Campinas
  • Elizabeth dos Santos Bonfim Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8472

Palavras-chave:

Qualidade de vida. Exercícios físicos regular. Programa mexa-se.

Resumo

A adoção de hábitos de vida saudável, como a prática de exercícios físicos, promove a saúde ao longo da vida, influenciam de maneira positiva, oferecendo uma melhor percepção da qualidade de vida que contempla aspectos multifatoriais. O objetivo foi analisar os domínios relativos à qualidade de vida dos servidores da Unicamp que praticaram regularmente exercícios físicos no Programa Mexa-se. Para tanto aplicou o questionário sobre qualidade de vida (SF-36) - meses de março e setembro de 2015. Na avaliação os menores valores foram encontrados nos domínios: estado geral de saúde, dor e aspectos físicos (62,85, 63,05 e 64,85); os maiores valores foram encontrados nos domínios: saúde mental, aspectos sociais e emocionais (72,06; 73,29 e 77,13), respectivamente. Já na reavaliação encontraram-se os menores valores nos domínios: estado geral de saúde, dor e vitalidade (74,02; 76,32 e 77,64); os maiores valores foram encontrados nos domínios: saúde mental, aspectos sociais e emocionais (85,33; 94,13 e 94,13), respectivamente, mas em todos os domínios os valores foram maiores na reavaliação após 06 meses de exercícios físicos no programa. Conclui-se que a qualidade de vida apesar de ser um fator subjetivo, os valores encontrados sendo maiores, indicaram uma melhor qualidade de vida, daí a importância desse processo educativo e investigativo dos domínios destacados. Enfoca-se, portanto, medidas de prevenção de riscos e de promoção da saúde que devem repercutir, mesmo que em longo prazo, na melhoria contínua e permanente da qualidade de vida do “homem”, ou melhor, dos participantes do Programa Mexa-se.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Maria Peres, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989). Atualmente é fisioterapeuta da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Curso de Especialização em Acupuntura no Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos (1998). Curso de Pós-graduação/ MBA Gerência em Saúde Fundação Getulio Vargas (2005). Mestrado pela Faculdade de Educação Física - UNICAMP, na Área de Concentração Atividade Física, Adaptação e Saúde (2008). Doutora em Saúde Coletiva/Epidemiologia - Faculdade de Ciëncias Médicas - UNICAMP (2013). 

Carlos Aparecido Zamai, Universidade Estadual de Campinas

Graduado em Pedagogia - Faculdades ASMEC; Mestrado e doutorado em Educação Física (UNICAMP). Professor Titular da Universidade Paulista ? Campinas, Jundiaí, Limeira e Sorocaba (Disc.: Metodologia científica, trabalho de conclusão de curso, tópicos de atuação profissional, educação física no ensino fundamental e médio, estrutura e funcionamento do ensino, didática geral e específica, prática de ensino e estágio supervisionado). Coordenador de curso Pedagogia - Faculdade Politec; Professor na Faculdade ASMEC - Ouro Fino-MG; Faculdade IESCAM-Campinas; Centro Universitário de Votuporanga. Experiências como pesquisador no Laboratóri de Avaliação Postural na Faculdade de Educação Física

Elizabeth dos Santos Bonfim, Universidade Estadual de Campinas

Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde - Urgência e Trauma - da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, atuando no Hospital e Maternidade Celso Pierro. Pós Graduada em Saúde Pública com Ênfase em PSF, Graduada em Fisioterapia pela Anhanguera Educacional (FAC III - Campinas). Cumpriu estágio em Fisioterapia junto ao Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas pelo GGBS (HC-UNICAMP/GGBS/CECOM); integrou o programa Mexa-se UNICAMP atuando, sob supervisão especializada, na promoção e acompanhamento das atividades físicas para os servidores visando a melhora da qualidade de vida e condições de saúde.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

PERES, C. M.; ZAMAI, C. A.; BONFIM, E. dos S. Análise dos domínios relativos à qualidade de vida de servidores da UNICAMP praticantes de exercícios físicos regularmente. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 251–251, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8472. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8472. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>