Banner Portal
Aspectos contemplados na consulta de enfermagem realizada a pacientes ambulatoriais sob anticoagulação oral
PDF

Palavras-chave

Assistência ambulatorial. Cuidados de enfermagem. Anticoagulantes

Como Citar

VEGIAN, Camila Fernanda Lourençon; BARIZON, Susi Mary; MAGALHÃES, José Alexandre Pio; MACHADO, Raquel Rodrigues. Aspectos contemplados na consulta de enfermagem realizada a pacientes ambulatoriais sob anticoagulação oral. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 250–250, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8471. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

INTRODUÇÃO: A consulta de enfermagem favorece adesão ao tratamento. No caso da anticoagulação oral, em destaque para a terapia com a varfarina, a não adesão ao tratamento está relacionada ao insucesso terapêutico. A varfarina é comumente indicada no tratamento de patologias cardiovasculares e a sua monitorização frequente é necessária. OBJETIVO: Descrever os aspectos contemplados na consulta de enfermagem a pacientes ambulatoriais sob anticoagulação oral. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência sobre as ações padronizadas pelos enfermeiros que realizam consulta de enfermagem nos ambulatórios de um hospital universitário. RESULTADOS: Ações específicas ao paciente foram realizadas: avaliação do seu conhecimento e do acompanhante, sobre a doença e proposta de tratamento; levantamento das necessidades individualizadas e dos Diagnósticos de Enfermagem; orientações pertinentes: ao horário da administração da varfarina, as interações medicamentosas e alimentares e os cuidados domiciliares, bem como possíveis riscos na vigência de INR (Razão Normalizada Internacional) alterado; realização do exame para checagem do INR; e preenchimento do cartão de controle. Embora não se tenham dados quanto a adesão ao tratamento, observou-se nas consultas de enfermagem uma oportunidade para se estabelecer vínculo com os pacientes, demonstrada pela confiança no enfermeiro em relatar os acontecimentos reais, que podem interferir na dosagem da medicação a ser prescrita pela equipe médica e na necessidade de nova abordagem específica e individualizada. DISCUSSÃO e CONCLUSÃO: Muitos foram os cuidados necessários ao paciente sob anticoagulação oral, e a sua abordagem individualizada é pertinente a fim de aumentar a possibilidade de sucesso terapêutico.

 

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Camila Fernanda Lourençon Vegian, Susi Mary Barizon, José Alexandre Pio Magalhães, Raquel Rodrigues Machado

Downloads

Não há dados estatísticos.