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Incentivo à leitura, acesso e socialização do conhecimento: papel da biblioteca universitária na extensão
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Palavras-chave

Leitura Socialização do conhecimento. Biblioteca universitária

Como Citar

MARTINS, V. S.; NEPTUNE, Jacqueline Francoise Bressan. Incentivo à leitura, acesso e socialização do conhecimento: papel da biblioteca universitária na extensão. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 173–173, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8462. Acesso em: 15 jul. 2024.

Resumo

O objetivo deste trabalho é demonstrar que a biblioteca universitária pode ultrapassar os limites do espaço acadêmico através de ações comunitárias e de extensão como facilitadora da democratização e socialização do conhecimento, fatores decisivos para o pleno exercício da cidadania e inclusão social. Com esta concepção, a Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL) tem desenvolvido projetos em parceria com outros órgãos da Universidade visando promover a leitura e o acesso à informação. Como resultado das ações implementadas, podemos citar as linhas de trabalho a seguir: Inclusão social e Humanização no atendimento: “Biblioteca Itinerante do Cidadão” no Hospital das Clínicas da Unicamp, dando suporte informacional aos 4.000 pacientes e acompanhantes/dia dos ambulatórios; Incentivo à leitura: Projeto para disponibilização on-line dos títulos do acervo de História em Quadrinhos; Inclusão Digital: Parceria com o Portal Universia que tem possibilitado a inclusão digital de estudantes pré-universitários; Ambiente inclusivo: Laboratório de Acessibilidade, garantindo assim ao usuário com necessidades especiais o acesso à informação; Campanhas Educativas; Exposições Temáticas; Oficinas Educativas na Estação Guanabara; Participação em eventos como Ciência nas Férias, UPA e visitas orientadas na BCCL para escolas de nível fundamental e médio. Acreditamos que com essas iniciativas, a biblioteca universitária possa contribuir para a construção da cidadania, ou de práticas de cidadania, pois essas passam necessariamente pela questão do acesso e uso da informação.
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Copyright (c) 2016 V. S. Martins, Jacqueline Francoise Bressan Neptune

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