Implementação de metodologia para monitorização microbiana no ambiente de produção de matrizes de camundongos e ratos livres de agentes patogênicos especificados

Autores

  • Edivana Aparecida Vespa Alves Universidade Estadual de Campinas
  • Rovilsom Gilioli Universidade Estadual de Campinas
  • Silvio Rogerio Cardoso dos Santos Universidade Estadual de Campinas
  • Marcos Zanfolin Universidade Estadual de Campinas
  • Armando Ferreira Lima Filho Universidade Estadual de Campinas
  • Delma Pegolo Alves Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8456

Palavras-chave:

Gnotobiologia. Desinfecção. Esterilização.

Resumo

A manutenção das matrizes de ratos e camundongos livres de agentes patogênicos especificados(SPF) necessita de sistema de barreiras sanitárias de proteção; medidas de manejo que envolve o uso de avental limpo, troca de calçados, uso de roupas limpas, controle de abertura de portas, gradiente diferencial de pressão atmosférica interna entre as salas e controle de temperatura e umidade. Os animais são mantidos em unidades isoladoras que preservam a flora comensal associada, bem como impede sua contaminação com microrganismos patogênicos não desejáveis. Com o intuito de manter a qualidade SPF dos animais produzidos pelo Cemib/Unicamp foi implantado um programa de controle de qualidade ambiente visando reduzir os riscos de contaminação por microrganismos que incluem: limpeza geral, desinfecção e esterilização do ambiente e de materiais, e anti-sepsia realizada pelos técnicos que trabalham no setor. O objetivo do estudo foi monitorar e validar os processos de controle de contaminação microbiana adotados na Área de Gnotobiologia. Os testes microbiológicos checaram a eficiência dos processos de desinfecção ambiente; sistema de filtração de ar; desinfecção das luvas para manipulação dos isoladores; processos de desinfecção ambiente e esterilização de materiais por meio de autoclavagem. Os microrganismos aeróbios isolados e identificados na Área de Gnotobiologia indicam a necessidade de implementação nos Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) adotados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edivana Aparecida Vespa Alves, Universidade Estadual de Campinas

CEMIB/ UNICAMP

Rovilsom Gilioli, Universidade Estadual de Campinas

CEMIB/ UNICAMP

Silvio Rogerio Cardoso dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

CEMIB/ UNICAMP

Marcos Zanfolin, Universidade Estadual de Campinas

CEMIB/ UNICAMP

Armando Ferreira Lima Filho, Universidade Estadual de Campinas

CEMIB/ UNICAMP

Delma Pegolo Alves, Universidade Estadual de Campinas

CEMIB/ UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

ALVES, E. A. V.; GILIOLI, R.; SANTOS, S. R. C. dos; ZANFOLIN, M.; LIMA FILHO, A. F.; ALVES, D. P. Implementação de metodologia para monitorização microbiana no ambiente de produção de matrizes de camundongos e ratos livres de agentes patogênicos especificados. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 171–171, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8456. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8456. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>