Implantação de sistema de radiotelemetria no cemib para estudo e teste de novos fármacos e monitoramento de parâmetros fisiológicos em modelos animais

Autores

  • Marcos Zanfolin Universidade Estadual de Campinas
  • R. Faro Universidade Estadual de Campinas
  • Gilberto de Nucci Universidade Estadual de Campinas
  • A. M. A. Guaraldo Universidade Estadual de Campinas
  • Edivana Aparecida Vespa Alves Universidade Estadual de Campinas
  • Delma Pegolo Alves Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8453

Palavras-chave:

Radiotelemetria. Pressão arterial. Transdutor.

Resumo

O CEMIB tem contribuído para o desenvolvimento tecnológico e científico na Área da Ciência em Animais de Laboratório. A parceria entre a Faculdade de Ciências Médicas - FCM e o CEMIB possibilitou a aquisição e implantação de um equipamento especifico para sistema de radiotelemetria em roedores. O sistema consiste na implantação de um transdutor na luz da aorta descendente abdominal do animal. Após a fixação do cateter do transdutor verifica-se o sinal de freqüência da pulsação do animal utilizando um imã para ligar o transdutor e um rádio de freqüência baixa para captar o sinal emitido pelo transdutor, que é fixado com linha de sutura na parede interna do abdômen. Após recuperação clínica e ou ensaios experimentais realiza-se a coleta e os registros. As gaiolas dos animais são colocadas sobre o receiver individual. O transdutor dentro do animal é ativado, mediante a passagem de um imã, na parte externa da gaiola, próximo ao animal. O transdutor passa a enviar sinal para o computador registrar, armazenar e exibir medições da pressão arterial e freqüência cardíaca. O Sistema de Radiotelemetria é uma ferramenta utilizada para monitoramento das pressões sistólica, diastólica e freqüência cardíaca em Ratos e possibilita o desenvolvimento de projetos de pesquisa com resultados fidedignos em menor número de animais e também possibilita o estudo e testes de novos fármacos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Zanfolin, Universidade Estadual de Campinas

CEMIB/ UNICAMP

R. Faro, Universidade Estadual de Campinas

CEMIB/ UNICAMP

Gilberto de Nucci, Universidade Estadual de Campinas

CEMIB/ UNICAMP

A. M. A. Guaraldo, Universidade Estadual de Campinas

CEMIB/ UNICAMP

Edivana Aparecida Vespa Alves, Universidade Estadual de Campinas

CEMIB/ UNICAMP

Delma Pegolo Alves, Universidade Estadual de Campinas

CEMIB/ UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

ZANFOLIN, M.; FARO, R.; NUCCI, G. de; GUARALDO, A. M. A.; ALVES, E. A. V.; ALVES, D. P. Implantação de sistema de radiotelemetria no cemib para estudo e teste de novos fármacos e monitoramento de parâmetros fisiológicos em modelos animais. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 171–171, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8453. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8453. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3