Risco de nefropatia induzida por contraste em pacientes submetidos ao cateterismo cardíaco diagnóstico

Autores

  • Aline Daiane Gibim Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8444

Palavras-chave:

Nefropatias. Meios de contraste. Assistência de enfermagem. Cateterismo cardíaco.

Resumo

A nefropatia induzida por contraste (NIC) consiste no declínio agudo da função renal, manifestado por um aumento relativo da creatinina sérica de 25% ou um aumento absoluto de 0,5 mg/dl de 48 a 72 horas após a administração de contraste, na ausência de outras causas. Esse trabalho tem como objetivo construir um instrumento de coleta de dados para a consulta de enfermagem e avaliação do risco para nefropatia induzida pelo contraste. Trata-se de um estudo descritivo realizado por meio de revisão da literatura e discussão com pares sobre os fatores de risco para nefropatia nos pacientes submetidos ao cateterismo cardíaco diagnóstico. A busca foi realizada por meio dos descritores nefropatia, enfermagem, cateterismo cardíaco e contraste, em duas bases de dados - Web of Science e Scielo, e nas publicações da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Foram identificados os fatores de risco e um instrumento para avaliação desse risco, nos pacientes submetidos ao cateterismo cardíaco diagnóstico. O instrumento foi construído em duas partes, sendo a primeira com variáveis sociodemográficas e a segunda com critérios de risco para a nefropatia, de acordo com o Score de estratificação de risco de nefropatia por contraste. O instrumento será submetido à validade de conteúdo e permitirá identificar na clientela submetida ao cateterismo cardíaco diagnóstico ambulatorialmente, os fatores de riscos presentes, que posteriormente serão utilizados como subsídios para criação de protocolos institucionais para prevenir a NIC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Daiane Gibim, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(2007). Atualmente é Enfermeira do Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP. Tem experiência na área de Enfermagem.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

GIBIM, A. D. Risco de nefropatia induzida por contraste em pacientes submetidos ao cateterismo cardíaco diagnóstico. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 235–235, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8444. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8444. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida