Infância e consumismo: contribuições da educação financeira para formação critica das crianças
DOI:
https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8439Palavras-chave:
Infância. Consumismo. Educação. Financeira.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a ação desenvolvida pela equipe do Grupo Gestor de Benefícios Sociais da Unicamp, para construção de uma proposta de atuação sobre consumismo infantil, junto a crianças de 9 a 11 anos do PRODECAD - Programa de Integração e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. Trata-se de uma ação do PROAF – Programa de Autonomia Financeira, que já atua no campo da educação financeira com os servidores da Universidade desde 2012, e que, com o intuito de expandir suas atividades, iniciou este trabalho com os filhos dos servidores em 2015, pautando-se em referenciais críticos, que contradizem o modelo de infância ditado pelo sistema capitalista. O trabalho é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, formada pelas áreas de Serviço Social, Economia e Psicologia e oferece, através de encontros semanais, um rol de atividades dedicado a proporcionar às crianças, de maneira lúdica e pedagógica, um espaço de reflexão sobre os temas: “infância e consumismo”, “direitos da criança e do adolescente”, “o significado do dinheiro” e “sustentabilidade”. Acreditamos que a sistematização deste trabalho contribui não só para trazer a discussão do consumismo infantil e da educação financeira para o centro do debate mas, sobretudo, para estimular ações e produções cientificas sobre o tema.
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Copyright (c) 2016 Camila Caroline de Oliveira Ferreira, Mayara Talita Sales Leite, Erika Aparecida Bueno

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