Infância e consumismo: contribuições da educação financeira para formação critica das crianças

Autores

  • Camila Caroline de Oliveira Ferreira Universidade Estadual de Campinas
  • Mayara Talita Sales Leite Universidade Estadual de Campinas
  • Erika Aparecida Bueno Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8439

Palavras-chave:

Infância. Consumismo. Educação. Financeira.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a ação desenvolvida pela equipe do Grupo Gestor de Benefícios Sociais da Unicamp, para construção de uma proposta de atuação sobre consumismo infantil, junto a crianças de 9 a 11 anos do PRODECAD - Programa de Integração e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. Trata-se de uma ação do PROAF – Programa de Autonomia Financeira, que já atua no campo da educação financeira com os servidores da Universidade desde 2012, e que, com o intuito de expandir suas atividades, iniciou este trabalho com os filhos dos servidores em 2015, pautando-se em referenciais críticos, que contradizem o modelo de infância ditado pelo sistema capitalista. O trabalho é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, formada pelas áreas de Serviço Social, Economia e Psicologia e oferece, através de encontros semanais, um rol de atividades dedicado a proporcionar às crianças, de maneira lúdica e pedagógica, um espaço de reflexão sobre os temas: “infância e consumismo”, “direitos da criança e do adolescente”, “o significado do dinheiro” e “sustentabilidade”. Acreditamos que a sistematização deste trabalho contribui não só para trazer a discussão do consumismo infantil e da educação financeira para o centro do debate mas, sobretudo, para estimular ações e produções cientificas sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Caroline de Oliveira Ferreira, Universidade Estadual de Campinas

assistente social da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, mestranda do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Políticas Sociais da UNIFESP/campus Baixada Santista e representante titular dos discentes de Pós-graduação da Regional SUL II da ABEPSS - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Graduada em Serviço Social pela UNESP - Universidade Estadual Paulista; Júlio de Mesquita Filho; Faculdade de História, Direito e Serviço Social - Campus Franca/SP. Desenvolveu pesquisa financiada pela Fapesp intitulada; A categoria trabalho na vida do adolescente autor de ato infracional; e realizou estágio supervisionado na Unidade Auxiliar Centro Jurídico Social.

Mayara Talita Sales Leite, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2016). Atualmente discente de Pós-Graduação de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Atua como Assistente Social Residente no Hospital São Paulo. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social

Erika Aparecida Bueno, Universidade Estadual de Campinas

Membro do Grupo Gestor de Benefícios Sociais.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

FERREIRA, C. C. de O.; LEITE, M. T. S.; BUENO, E. A. Infância e consumismo: contribuições da educação financeira para formação critica das crianças. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 233–233, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8439. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8439. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)