Banner Portal
Aprendendo a lidar com situações de emergência: treinamento de primeiros socorros para pais
PDF

Palavras-chave

Primeiros socorros. Emergência. Saúde escolar.

Como Citar

MORARES, Estelamares Silva dos Santos; MANDL, Sandra Regina Merlo; SIMÕES, Celia; VEDOVATO, Cleuza Aparecida; BOAVENTURA, Ana Paula; PAULA, Julierme de Almeida. Aprendendo a lidar com situações de emergência: treinamento de primeiros socorros para pais. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 230–230, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8435. Acesso em: 21 jul. 2024.

Resumo

As situações de urgência e emergências podem ocorrer em qualquer local fora do ambiente hospitalar e é necessário que os primeiros socorros sejam precocemente instituídos. Para isso, o treinamento das pessoas que realizarão tal atendimento e a disponibilidade e funcionalidade destes atendimentos nas escolas e em locais públicos são primordiais. Os pais da DEdIC solicitaram este treinamento para esclarecer dúvidas e aprender como agir na situação de urgência e emergência.Este trabalho visa capacitar os pais e responsáveis da DEdIC em primeiros socorros. Foram realizados cursos com treinamento em primeiros socorros com abordagem teórica e demonstração prática com duração aproximada de 3 horas abordando os seguintes conteúdos: Reconhecimento da Situação de Emergência (PCR), avaliar nível de consciência, solicitar ajuda acionando o serviço médico de emergência, avaliar posicionamento da vítima e do socorrista, avaliar pulso carotídeo, compressões torácicas e utilização de desfibriladores externos automáticos (DEA); Outras situações de primeiros socorros envolvendo quedas, ferimentos e hemorragias, fraturas, vítima engasgada, convulsão, desmaios, febre, avulsão dentária, sangramento nasal, corpo estranho nos olhos e orelhas e reações anafiláticas e picadas de insetos e outros animais no ambiente escolar. O recurso utilizado para a realização deste momento foi o multimídia além dos recursos materiais: manequins simuladores de emergência adulto, criança e bebê (LAERDAL) ® e Desfibrilador Externo Automático (DEA) Zoll®. Participaram 43 pais e responsáveis da DEdIC. Aprender como realizar os primeiros socorros com teoria e demonstração prática proporciona maior segurança e tranquilidade no momento de emergência e ações eficazes.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Estelamares Silva dos Santos Morares, Sandra Regina Merlo Mandl, Celia Simões, Cleuza Aparecida Vedovato, Ana Paula Boaventura, Julierme de Almeida Paula

Downloads

Não há dados estatísticos.