Aprendendo a lidar com situações de emergência: treinamento de primeiros socorros para pais

Autores

  • Estelamares Silva dos Santos Morares Universidade Estadual de Campinas
  • Sandra Regina Merlo Mandl Universidade Estadual de Campinas
  • Celia Simões Universidade Estadual de Campinas
  • Cleuza Aparecida Vedovato Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Paula Boaventura Universidade Estadual de Campinas
  • Julierme de Almeida Paula Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8435

Palavras-chave:

Primeiros socorros. Emergência. Saúde escolar.

Resumo

As situações de urgência e emergências podem ocorrer em qualquer local fora do ambiente hospitalar e é necessário que os primeiros socorros sejam precocemente instituídos. Para isso, o treinamento das pessoas que realizarão tal atendimento e a disponibilidade e funcionalidade destes atendimentos nas escolas e em locais públicos são primordiais. Os pais da DEdIC solicitaram este treinamento para esclarecer dúvidas e aprender como agir na situação de urgência e emergência.Este trabalho visa capacitar os pais e responsáveis da DEdIC em primeiros socorros. Foram realizados cursos com treinamento em primeiros socorros com abordagem teórica e demonstração prática com duração aproximada de 3 horas abordando os seguintes conteúdos: Reconhecimento da Situação de Emergência (PCR), avaliar nível de consciência, solicitar ajuda acionando o serviço médico de emergência, avaliar posicionamento da vítima e do socorrista, avaliar pulso carotídeo, compressões torácicas e utilização de desfibriladores externos automáticos (DEA); Outras situações de primeiros socorros envolvendo quedas, ferimentos e hemorragias, fraturas, vítima engasgada, convulsão, desmaios, febre, avulsão dentária, sangramento nasal, corpo estranho nos olhos e orelhas e reações anafiláticas e picadas de insetos e outros animais no ambiente escolar. O recurso utilizado para a realização deste momento foi o multimídia além dos recursos materiais: manequins simuladores de emergência adulto, criança e bebê (LAERDAL) ® e Desfibrilador Externo Automático (DEA) Zoll®. Participaram 43 pais e responsáveis da DEdIC. Aprender como realizar os primeiros socorros com teoria e demonstração prática proporciona maior segurança e tranquilidade no momento de emergência e ações eficazes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estelamares Silva dos Santos Morares, Universidade Estadual de Campinas

Reitoria; Diretoria Geral de Recursos Humanos; DEDIC: Divisão de Educação Infantil e Complementar.

Sandra Regina Merlo Mandl, Universidade Estadual de Campinas

Colaboradora da Divisão de Educação Infantil e Complementar.

Celia Simões, Universidade Estadual de Campinas

Colaboradora da Divisão de Educação Infantil e Complementar.

Cleuza Aparecida Vedovato, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas Maria Imaculada (1997), graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é enfermeiro da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas, professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na área de enfermagem médico cirúrgica no desenvolvimento de pesquisas nos seguintes temas: primeiros socorros, emergências, enfermagem em centro cirúrgico e centro de material e esterilização.

Ana Paula Boaventura, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Enfermagem na Saúde do Adulto pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas. 

Julierme de Almeida Paula, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos UNIFEOB - São João da Boa Vista - (2013); Especialização em Terapia Intensiva pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein - São Paulo -(2015). Atualmente é Enfermeiro Responsável Técnico - Transaude Serviço de Transporte Especiais de Saúde LTDA - São João da Boa Vista.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

MORARES, E. S. dos S.; MANDL, S. R. M.; SIMÕES, C.; VEDOVATO, C. A.; BOAVENTURA, A. P.; PAULA, J. de A. Aprendendo a lidar com situações de emergência: treinamento de primeiros socorros para pais. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 230–230, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8435. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8435. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.