Implantação de sistema de compostagem dos resíduos gerados no restaurante do CESET/ UNICAMP: um instrumento de educação ambiental

Autores

  • Carmem Santos Universidade Estadual de Campinas
  • Rogerio Adolfo Universidade Estadual de Campinas
  • F. Grossi Universidade Estadual de Campinas
  • M. F. Rodrigues Universidade Estadual de Campinas
  • M. Gauzerano Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8432

Palavras-chave:

Resíduos sólidos domiciliares. Compostagem. Educação ambiental.

Resumo

A compostagem é um processo aeróbio de degradação da matéria orgânica presente nos resíduos, produzindo um composto que pode ser utilizado como fertilizante orgânico e condicionador de solos em hortas, jardins, vasos de plantas, entre outras aplicações. Os resíduos sólidos domiciliares gerados no Brasil apresentam em sua composição cerca de 60% de matéria orgânica, que poderia ser aproveitada através da compostagem, contribuindo assim, para a melhoria da qualidade ambiental, em vez de ser depositada em aterros ou simplesmente lançada em lixões a céu aberto, prática corrente em 64% dos municípios brasileiros, segundo dados do IBGE. A compostagem é um processo simples de ser implantado, operado e mantido, e depende basicamente do envolvimento das pessoas, para que o mesmo se sustente. Neste sentido, foi implantado um projeto piloto para realizar a compostagem dos resíduos orgânicos produzidos no restaurante do CESET e dos resíduos de poda e capina das áreas verdes. Inicialmente o projeto está sendo desenvolvido por alunos do ensino médio de uma escola estadual próxima ao campus e por alunos de graduação. Esta iniciativa tem por objetivo envolver toda a comunidade do CESET no projeto, divulgando a técnica da compostagem, e demonstrando, por meio de um exemplo prático, como todos podem contribuir para a melhoria da qualidade de um meio ambiente que é comum a todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmem Santos, Universidade Estadual de Campinas

CESET/CAMPINAS

Rogerio Adolfo, Universidade Estadual de Campinas

CESET/CAMPINAS

F. Grossi, Universidade Estadual de Campinas

CESET/CAMPINAS

M. F. Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas

CESET/CAMPINAS

M. Gauzerano, Universidade Estadual de Campinas

CESET/CAMPINAS

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

SANTOS, C.; ADOLFO, R.; GROSSI, F.; RODRIGUES, M. F.; GAUZERANO, M. Implantação de sistema de compostagem dos resíduos gerados no restaurante do CESET/ UNICAMP: um instrumento de educação ambiental. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 170–170, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8432. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8432. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão