Enfrentamento do ebola no CECOM UNICAMP

Autores

  • Edite Kazue Taninaga Universidade Estadual de Campinas
  • Inajara de Cássia Guerreiro Universidade Estadual de Campinas
  • Luciane da Silva Antunes Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Cristina Stolf Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Helena Postal Pavan Universidade Estadual de Campinas
  • Meire Celeste Cardoso Del Monte Universidade Estadual de Campinas
  • Miriam Susana Locatelli Marques da Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Patricia Asfora Falabella Leme Universidade Estadual de Campinas
  • Pedro Augusto Thiene Leme Universidade Estadual de Campinas
  • Rose Clélia Grion Trevisane Universidade Estadual de Campinas
  • Tâmara Maria Nieri Universidade Estadual de Campinas
  • Tereza Cristina Pansaukas Panetta Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8430

Palavras-chave:

Vigilância em saúde. Enfrentamento de epidemias.

Resumo

A doença do vírus Ebola foi identificada em 1976 na África. Surgiu como a pior epidemia da história em 2013 no sul da Guiné, atingindo, em seguida, os países vizinhos Libéria e Serra Leoa. Causou cerca de 11 mil mortes e só foi considerada contida em junho de 2016. É uma doença grave, cuja taxa de letalidade pode chegar aos 90%. O contágio ocorre por contato direto com o sangue ou outros fluidos ou secreções corporais (fezes, urina, saliva, sêmen, p.ex.) de pessoas infectadas ou de cadáveres. No mundo todo houve ampla mobilização, tanto para a contenção da doença na África, como para a não propagação da mesma aos outros continentes. Todos os serviços de saúde prepararam-se para um possível atendimento, visando o imediato isolamento e translado do doente para as unidades de referência. O CECOM UNICAMP, seguindo as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde, adaptou um fluxo adequado à sua planta física, adquiriu material e equipamento e treinou, através de simulações, toda a equipe de profissionais envolvida neste atendimento. Apesar de, felizmente, a epidemia ter sido contida em seu local de origem e nenhum atendimento ter sido necessário, foi uma importante lição para o serviço a mobilização e integração das diversas áreas para um mesmo fim, que envolveu discussões internas no Cecom, entre todas as equipes, além da troca de informações com as diversas vigilâncias da área de saúde da Unicamp.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edite Kazue Taninaga, Universidade Estadual de Campinas

Enfermeira na Universidade Estadual de Campinas.

Inajara de Cássia Guerreiro, Universidade Estadual de Campinas

Possui Graduação em Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e especialização em Ginecologia e Obstetricia pela Fundação Herminio Ometto (2010). Atualmente é enfermeira assistêncial na Clinica Médica do Centro de saúde da Comunidade UNICAMP (CECOM).

Luciane da Silva Antunes, Universidade Estadual de Campinas

Diretora de Enfermagem no Cecom da Unicamp.

Maria Cristina Stolf, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1971) , mestrado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica) pela Universidade de São Paulo (1976) e doutorado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica) pela Universidade de São Paulo (1984) . Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Experimentacão Agronômica. Atuando principalmente nos seguintes temas: resíduo, contrastes, delineamento de experimentos, estatística experimental.

Maria Helena Postal Pavan, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1985) , mestrado em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e residencia-medica pela Universidade Estadual de Campinas (1988) . Atualmente é Médico da Universidade Estadual de Campinas e Médico da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Medicina , com ênfase em Clínica Médica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Hepatites Virais, HIV.

Meire Celeste Cardoso Del Monte, Universidade Estadual de Campinas

Atualmente é Enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Tocoginecologia, pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Controle de Infecção Hospitalar e Gerenciamento de Serviço.

Miriam Susana Locatelli Marques da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo(1983).

Patricia Asfora Falabella Leme, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco(1991). Atualmente é Coordenador Centro de Saúde da Comunidade da Universidade Estadual de Campinas e Membro de corpo editorial da Revista Saberes Universitários Unicamp. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Gestão em Saúde.

Pedro Augusto Thiene Leme, Universidade Estadual de Campinas

Cirurgião-dentista graduado na Faculdade de Odontologia de Piracicaba - Universidade Estadual de Campinas, mestre em Saúde Coletiva em Odontologia pela mesma instituição, aluno de doutorado no programa Odontologia da FOP-Unicamp, com projeto de pesquisa qualitativa ligado ao tema de Saúde Bucal Coletiva, abordando o trabalho em saúde no SUS. Membro do Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa. Atualmente é membro da equipe do Centro de Saúde da Comunidade (CECOM), na Universidade Estadual de Campinas.

Rose Clélia Grion Trevisane, Universidade Estadual de Campinas

Enfermeira sanitarista; coordenadora-adjunta do CECOM/UNICAMP.

Tâmara Maria Nieri, Universidade Estadual de Campinas

Médica no Cecom na Unicamp.

Tereza Cristina Pansaukas Panetta, Universidade Estadual de Campinas

Dermatologista.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

TANINAGA, E. K.; GUERREIRO, I. de C.; ANTUNES, L. da S.; STOLF, M. C.; PAVAN, M. H. P.; MONTE, M. C. C. D.; SILVA, M. S. L. M. da; LEME, P. A. F.; LEME, P. A. T.; TREVISANE, R. C. G.; NIERI, T. M.; PANETTA, T. C. P. Enfrentamento do ebola no CECOM UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 226–226, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8430. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8430. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>