Banner Portal
Imagens fotográficas acumuladas: uma alternativa de aproveitamento, valorização e disseminação da informação no arquivo edgard leuenroth (ael)
PDF

Palavras-chave

Arquivo Edgard Leuenroth. Disseminação da informação. Imagens fotográficas.

Como Citar

LIMA, M. D.; SILVA, M. A. da; ZANATTA, E. M.; SILVA, M. T. F. de S.; NONATO, R. T.; RIGATO, E. Imagens fotográficas acumuladas: uma alternativa de aproveitamento, valorização e disseminação da informação no arquivo edgard leuenroth (ael). Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 170–170, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8429. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8429. Acesso em: 29 mar. 2023.

Resumo

Apresenta-se uma alternativa de aproveitamento, valorização e divulgação de imagens fotográficas acumuladas ao longo de seis anos, após utilizá-las em atividades da Seção de Pesquisa do Arquivo Edgard Leuenroth-Centro de Pesquisa e Documentação Social (AEL), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A reprodução em meio digital de fotografias deve-se à utilização das mesmas como apoio às publicações impressas e eletrônicas, à construção do site institucional, às solicitações de docentes e pesquisadores entre outras demandas. A divulgação institucional e a disseminação da informação são partes constituintes das políticas de atuação das instituições arquivísticas, representadas pelos serviços de pesquisa, educativo e de ação cultural. Apresenta-se, neste artigo, a reutilização de cerca de 300 imagens fotográficas, inicialmente identificadas e agrupadas por fundo ou coleção às quais soma-se mais 200 imagens, fruto da pesquisa realizada para identificação do conjunto original. O trabalho desenvolve-se em parceria com a Informática do IFCH que realiza sistema técnicoinformacional dividido em três etapas: levantamento e modelagem dos dados, desenvolvimento da Intranet e desenvolvimento e disponibilidade da página na Internet. Permite-se, assim, que as imagens estocadas configuremse, agora, em informação capaz de enriquecer tanto a pesquisa do especialista quanto a navegação curiosa do internauta em busca de “figuras” a encontrar-se com a riqueza temática do AEL e o aspecto identitário oferecido pela própria natureza do documento fotográfico. 

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8429
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Maria Dutra Lima, M. A. da Silva, Elaine Marques Zanatta, Maria Tereza Franco de Souza Silva, R. T. Nonato, Eduardo Rigato

Downloads

Não há dados estatísticos.