Imagens fotográficas acumuladas: uma alternativa de aproveitamento, valorização e disseminação da informação no arquivo edgard leuenroth (ael)

Autores

  • Maria Dutra Lima Universidade Estadual de Campinas
  • M. A. da Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Elaine Marques Zanatta Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Tereza Franco de Souza Silva Universidade Estadual de Campinas
  • R. T. Nonato Universidade Estadual de Campinas
  • Eduardo Rigato Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8429

Palavras-chave:

Arquivo Edgard Leuenroth. Disseminação da informação. Imagens fotográficas.

Resumo

Apresenta-se uma alternativa de aproveitamento, valorização e divulgação de imagens fotográficas acumuladas ao longo de seis anos, após utilizá-las em atividades da Seção de Pesquisa do Arquivo Edgard Leuenroth-Centro de Pesquisa e Documentação Social (AEL), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A reprodução em meio digital de fotografias deve-se à utilização das mesmas como apoio às publicações impressas e eletrônicas, à construção do site institucional, às solicitações de docentes e pesquisadores entre outras demandas. A divulgação institucional e a disseminação da informação são partes constituintes das políticas de atuação das instituições arquivísticas, representadas pelos serviços de pesquisa, educativo e de ação cultural. Apresenta-se, neste artigo, a reutilização de cerca de 300 imagens fotográficas, inicialmente identificadas e agrupadas por fundo ou coleção às quais soma-se mais 200 imagens, fruto da pesquisa realizada para identificação do conjunto original. O trabalho desenvolve-se em parceria com a Informática do IFCH que realiza sistema técnicoinformacional dividido em três etapas: levantamento e modelagem dos dados, desenvolvimento da Intranet e desenvolvimento e disponibilidade da página na Internet. Permite-se, assim, que as imagens estocadas configuremse, agora, em informação capaz de enriquecer tanto a pesquisa do especialista quanto a navegação curiosa do internauta em busca de “figuras” a encontrar-se com a riqueza temática do AEL e o aspecto identitário oferecido pela própria natureza do documento fotográfico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Dutra Lima, Universidade Estadual de Campinas

IFCH/ UNICAMP

M. A. da Silva, Universidade Estadual de Campinas

IFCH/ UNICAMP

Elaine Marques Zanatta, Universidade Estadual de Campinas

IFCH/ UNICAMP

Maria Tereza Franco de Souza Silva, Universidade Estadual de Campinas

IFCH/ UNICAMP

R. T. Nonato, Universidade Estadual de Campinas

IFCH/ UNICAMP

Eduardo Rigato, Universidade Estadual de Campinas

IFCH/ UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

LIMA, M. D.; SILVA, M. A. da; ZANATTA, E. M.; SILVA, M. T. F. de S.; NONATO, R. T.; RIGATO, E. Imagens fotográficas acumuladas: uma alternativa de aproveitamento, valorização e disseminação da informação no arquivo edgard leuenroth (ael). Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 170–170, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8429. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8429. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão