Identificação e quantificação dos frutooligossacarídeos por cromatografia de íons (hpaec-pad) obtidos por síntese enzimática

Autores

  • Fátima Aparecida de Almeida Costa Universidade Estadual de Campinas
  • A. M. P. Santos Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Isabel Rodrigues Universidade Estadual de Campinas
  • Francisco Maugeri Filho Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8425

Palavras-chave:

Rutooligossacarídeos. Cromatografia de íons. Inulinase.

Resumo

Os frutooligossacarídeos são açúcares formados de 1 a 3 moléculas de frutose ligadas a uma molécula de sacarose. O grande interesse que existe nos frutooligossacarídeos como adoçantes alternativos, não é apenas pelas suas propriedades específicas de baixa cariogenicidade, baixa caloria e utilizável por diabéticos, mas também pelo fato de ser uma substância bifidogênica, a qual promove o crescimento da bifidobactéria. Neste trabalho foi estudada a síntese de frutooligossacarídeos pela enzima inulinase a partir da sacarose. A identificação e quantificação dos oligossacarídeos foram realizadas utilizando um sistema de cromatografia de íons (HPLC-PAD). Os produtos identificados como kestose, nistose e 1-fructosilnitose foram analisados em coluna de troca aniônica Carbopac PA- 100, com um gradiente de eluição constituído por dois solventes: (A) uma solução de NaOH 100 mM e (B) um solução de NaOH 100 mM contendo 500 mM de acetato de sódio. Para a construção da curva de calibração empregou-se padrões de kestose, nistose, 1-frutosilnistose (Wako Dako industries, Ltd.) e glicose, frutose e sacarose (Merck).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Aparecida de Almeida Costa, Universidade Estadual de Campinas

FEA/ UNICAMP

A. M. P. Santos, Universidade Estadual de Campinas

FEA/ UNICAMP

Maria Isabel Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas

FEA/ UNICAMP

Francisco Maugeri Filho, Universidade Estadual de Campinas

FEA/ UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

COSTA, F. A. de A.; SANTOS, A. M. P.; RODRIGUES, M. I.; MAUGERI FILHO, F. Identificação e quantificação dos frutooligossacarídeos por cromatografia de íons (hpaec-pad) obtidos por síntese enzimática. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 169–169, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8425. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8425. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão