Identificação e avaliação dos principais indicadores para a gestão estratégica nos sistemas de informação das bibliotecas da UNICAMP

Autores

  • Valeria dos Santos Golveia Martins Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8424

Palavras-chave:

Indicadores de desempenho. Melhoria de processo. Gestão estratégica. BSC.

Resumo

O gerenciamento da performance organizacional nos sistemas de informação em bibliotecas tem sido realizado por meio de instrumentos que deveriam refletir as medições dos resultados de seu desempenho, produtividade e satisfação do cliente, para o subsídio das tomadas de decisão. A necessidade de controle em qualquer ramo de atividade é um fator evidente e, para que o conjunto de métricas tenha significado, é necessário que seja atrelado ao marco referencial que uma instituição pretende atingir. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo identificar e avaliar as necessidades de informação dos clientes internos e externos à instituição, no que tange às principais atividades que o “Relatório Anual de Desempenho” do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU) deve refletir, de tal forma que indicadores possam ser recomendados, e refletindo na gestão estratégica, gerencial e operacional. Para tanto, foi utilizado como método de pesquisa o Modelo para Melhorias, aplicado no processo e no produto, assim como, pesquisas bibliográficas e de campo, mediante a aplicação de um questionário. Como resultado, o trabalho propõe um conjunto de indicadores para composição do reprojeto do produto, sob a perspectiva do Balanced Scorecard, onde poderá ser observado o balanceamento das variáveis iniciais, constantes do “Relatório”, agregadas aos indicadores apontados pela comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeria dos Santos Golveia Martins, Universidade Estadual de Campinas

BCCL/ UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

MARTINS, V. dos S. G. Identificação e avaliação dos principais indicadores para a gestão estratégica nos sistemas de informação das bibliotecas da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 169–169, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8424. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8424. Acesso em: 7 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão