Implantação de metodologia de treinamento aplicada aos grupos de condicionamento físico do programa mexa-se

Autores

  • Carlos Aparecido Zamai Universidade Estadual de Campinas
  • Gabriela Candido Reis Universidade Estadual de Campinas
  • Camila Martins de Queiroz Universidade Estadual de Campinas
  • Claudia Maria Peres Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8422

Palavras-chave:

Metodologia de treinamento. Condicionamento físico. Exercícios resistidos. Programa mexa-se.

Resumo

Inicialmente todos os participantes são submetidos semestralmente a avaliação física e anamnese específica (peso, estatura, % de gordura, dobras cutâneas, perímetro da circunferência abdominal e capacidade de oxigênio). O objetivo deste foi elaborar e implantar a metodologia de treinamento junto aos grupos de atividades oferecidas. A metodologia de treinamento estabelecida inicialmente nos grupos de condicionamento físico (8:00 e das 12:00, 2ª, 4ª e 6ª feiras) compreendendo alongamento inicial - duração 10 minutos; aquecimento inicial - duração 10 minutos; atividades preventivas - duração 40 minutos. As atividades de exercícios resistidos aplicadas englobam: membros inferiores - séries de 3x15, carga de 2kg durante 10seg. de pausa; membros superiores - séries de 3x15, carga de 2 e 3 kg durante 10seg. de pausa; abdominais - séries de 3x20 durante 10seg. de pausa; aeróbico em circuitos variados na Praça da Paz durante 1'30seg. com 20 seg. de pausa. As cargas, as séries e o tempo estão sujeitos a alterações graduais de aumento de acordo com o progresso do grupo. Espera-se que através da prática dos exercícios desenvolvidas, os participantes diminuam o índice de massa corporal; reduzam a medida da cintura abdominal e das medidas de dobras cutâneas, e consequentemente a melhora da saúde, do bem estar, do estilo de vida (mudanças de comportamento) e conseqüentemente da qualidade de vida dos sujeitos tanto no ambiente de trabalho como na vida cotidiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Aparecido Zamai, Universidade Estadual de Campinas

Graduado em Pedagogia - Faculdades ASMEC; Mestrado e doutorado em Educação Física (UNICAMP). Professor Titular da Universidade Paulista ? Campinas, Jundiaí, Limeira e Sorocaba (Disc.: Metodologia científica, trabalho de conclusão de curso, tópicos de atuação profissional, educação física no ensino fundamental e médio, estrutura e funcionamento do ensino, didática geral e específica, prática de ensino e estágio supervisionado).

Gabriela Candido Reis, Universidade Estadual de Campinas

Possui ensino-medio-segundo-graupela E.E. Conde Francisco Matarazzo(2004). Atualmente é da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação Física.

Camila Martins de Queiroz, Universidade Estadual de Campinas

Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM-UFBA). Fez um intercâmbio acadêmico pela UFBA para a Karl-Franzens-Universität Graz, em Graz (Áustria), no período de setembro de 2010 a julho de 2011.

Claudia Maria Peres, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989). Atualmente é fisioterapeuta da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Curso de Especialização em Acupuntura no Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos (1998). Curso de Pós-graduação/ MBA Gerência em Saúde Fundação Getulio Vargas (2005). Mestrado pela Faculdade de Educação Física - UNICAMP, na Área de Concentração Atividade Física, Adaptação e Saúde (2008). Doutora em Saúde Coletiva/Epidemiologia - Faculdade de Ciëncias Médicas - UNICAMP (2013). 

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

ZAMAI, C. A.; REIS, G. C.; QUEIROZ, C. M. de; PERES, C. M. Implantação de metodologia de treinamento aplicada aos grupos de condicionamento físico do programa mexa-se. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 221–221, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8422. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8422. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>