Banner Portal
Aprendendo a transformar plantas medicinais em fitoterápicos seguros
PDF

Palavras-chave

Planta medicinal. Fitoterápico. Idoso. Extensão comunitária.

Como Citar

RODRIGUES, Marili Villa Nova; OLIVEIRA, Adriana da Silva Santos; LOURENÇO, Jaqueline Oliveira de Paula; PEREIRA, Benicio; RODRIGUES, Rodney Alexandre Ferreira; FIGUEIRA, Glyn Mara. Aprendendo a transformar plantas medicinais em fitoterápicos seguros. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 219–219, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8420. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Com o passar dos anos, devido ao envelhecimento do organismo é bem comum o aparecimento de diversas patologias, onde o papel do uso de fitoterápicos e plantas medicinais (PM’s) é de grande relevância, principalmente para grande parcela de idosos. Entretanto, sua utilização indiscriminada pode ocasionar danos severos à saúde, sobretudo para grupos mais suscetíveis, como o dos idosos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi conscientizar um grupo de idosos de Paulínia/SP sobre os riscos associados ao uso indiscriminado e inadequado de PM´s, através de palestras, visitas à laboratórios de pesquisa e aulas práticas de manipulação de fitoterápicos, onde foram produzidas formulações de xaropes, cremes anti-inflamatório, cicatrizante e repelente, além de práticas demonstrativas da obtenção de extratos, tinturas e extração de óleo essencial (OE) e algumas técnicas de controle de qualidade. O grupo aprendeu sobre a complexidade e o desafio do estudo com PM´s, destacando conceitos importantes quanto a aquisição, conservação, extração e controle de qualidade, além de orientações sobre o uso consciente de fitoterápicos e PMs. Aplicações dos OE’s nos ramos farmacêutico, cosmético, domissanitário e alimentício também foram exemplificadas através de aulas práticas. Desta forma, este projeto permitiu a inserção do grupo de idosos no contexto multidisciplinar das plantas medicinais e a troca mútua de conhecimentos e experiências entre os alunos envolvidos e o grupo de idosos.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Marili Villa Nova Rodrigues, Adriana da Silva Santos Oliveira, Jaqueline Oliveira de Paula Lourenço, Benicio Pereira, Rodney Alexandre Ferreira Rodrigues, Glyn Mara Figueira

Downloads

Não há dados estatísticos.