Significado atribuído pelo enfermeiro ao cuidado prestado à criança doente crônica hospitalizada acompanhada de familiar

Autores

  • J. B da Silva Universidade Estadual de Campinas
  • D. I. R. Kirschbaum Universidade Estadual de Campinas
  • I. Oliveira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8417

Palavras-chave:

Doença Crônica. Hospitalização. Enfermagem Pediátrica.

Resumo

A presente pesquisa investiga o trabalho da enfermeira que presta assistência à criança portadora de doença crônica hospitalizada, em companhia de um familiar. O trabalho desta profissional, junto a crianças cronicamente doentes, é permeado de contradições, conflitos, impasses, que vão desde dificuldades encontradas nas relações que se estabelecem com seus familiares, até o enfrentamento da morte iminente destas crianças. Além disso, a enfermeira precisa ter habilidades técnicas, saber trabalhar com equipamentos e outras inovações científicas. A enfermeira, no seu dia-a-dia de trabalho, ainda se depara com questões de ordem institucional que exercem influência direta em seu trabalho. Este estudo qualitativo e exploratório busca compreender qual o significado, para a enfermeira, do cuidar da criança doente crônica hospitalizada acompanhada por um familiar. Os sujeitos foram seis enfermeiras de uma Unidade de Internação Pediátrica do hospital de ensino da Universidade Estadual de Campinas. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semidirigidas que foram analisadas segundo a Análise de Conteúdo Temático descrita por Turato. O presente trabalho apresenta a categoria temática – “O cuidado à criança doente crônica com foco na doença”. Esta abordagem de assistência na prática da enfermeira mostrou-se predominante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

J. B da Silva, Universidade Estadual de Campinas

FCM/UNICAMP

D. I. R. Kirschbaum, Universidade Estadual de Campinas

FCM/UNICAMP

I. Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

FCM/UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

SILVA, J. B. da; KIRSCHBAUM, D. I. R.; OLIVEIRA, I. Significado atribuído pelo enfermeiro ao cuidado prestado à criança doente crônica hospitalizada acompanhada de familiar. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 322–322, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8417. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8417. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida