Histórias depois da história: um relato sobre contação de histórias na biblioteca do PRODECAD

Autores

  • Ione Pereira de Souza Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8413

Palavras-chave:

Palavra. Histórias. Biblioteca

Resumo

O Prodecad (Programa de Integração e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente) é um programa de Educação Não-Formal que atende crianças entre 4 e 14 anos, filhos ou dependentes de funcionários da Unicamp. Este programa realiza suas atividades tendo como base três eixos: palavra, movimento e arte. As atividades que estão relacionadas ao eixo compreendido pela palavra são divididas em dois momentos: oficina da palavra e biblioteca. Na oficina da palavra as crianças têm a oportunidade de dialogar com as palavras de diferentes formas, seja através de criação ou recriação de histórias, de apresentação de peças de teatro, enfim, de várias maneiras. A biblioteca é uma parte fundamental do eixo norteado pela palavra e é o espaço onde as crianças têm um contato mais próximo com a palavra dos escritores. O projeto com contação de histórias realizado dentro da biblioteca do programa surgiu a partir do desejo de incentivar o uso mais freqüente da biblioteca por parte das crianças, adolescentes e adultos. Este trabalho visou estimular a leitura, incentivar o desenhar, o musicar, o pensar, o imaginar, o ver o livro, o escrever, o querer ouvir de novo, enfim, buscou oferecer a palavra do outro (escritores) de forma que esta fosse interessante e prazerosa para quem utiliza o espaço da biblioteca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ione Pereira de Souza, Universidade Estadual de Campinas

PRODECAD/ UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

SOUZA, I. P. de. Histórias depois da história: um relato sobre contação de histórias na biblioteca do PRODECAD. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 168–168, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8413. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8413. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão