Banner Portal
Histórias depois da história: um relato sobre contação de histórias na biblioteca do PRODECAD
PDF

Palavras-chave

Palavra. Histórias. Biblioteca

Como Citar

SOUZA, Ione Pereira de. Histórias depois da história: um relato sobre contação de histórias na biblioteca do PRODECAD. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 168–168, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8413. Acesso em: 12 abr. 2024.

Resumo

O Prodecad (Programa de Integração e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente) é um programa de Educação Não-Formal que atende crianças entre 4 e 14 anos, filhos ou dependentes de funcionários da Unicamp. Este programa realiza suas atividades tendo como base três eixos: palavra, movimento e arte. As atividades que estão relacionadas ao eixo compreendido pela palavra são divididas em dois momentos: oficina da palavra e biblioteca. Na oficina da palavra as crianças têm a oportunidade de dialogar com as palavras de diferentes formas, seja através de criação ou recriação de histórias, de apresentação de peças de teatro, enfim, de várias maneiras. A biblioteca é uma parte fundamental do eixo norteado pela palavra e é o espaço onde as crianças têm um contato mais próximo com a palavra dos escritores. O projeto com contação de histórias realizado dentro da biblioteca do programa surgiu a partir do desejo de incentivar o uso mais freqüente da biblioteca por parte das crianças, adolescentes e adultos. Este trabalho visou estimular a leitura, incentivar o desenhar, o musicar, o pensar, o imaginar, o ver o livro, o escrever, o querer ouvir de novo, enfim, buscou oferecer a palavra do outro (escritores) de forma que esta fosse interessante e prazerosa para quem utiliza o espaço da biblioteca.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Ione Pereira de Souza

Downloads

Não há dados estatísticos.