Banner Portal
Gerenciamento de resíduo químico e biológico: experiência do departamento de alimentos e nutrição-FEA
PDF

Palavras-chave

Resíduos químicos. Organização. Conscientização.

Como Citar

REIS, Soely Maria Pissini Machado; MOTTA, Eliana Maria Pettirossi; HONORIO, Yara Fagnani; GREGHI, Carla de Magro; CARRARO, Francisco; CUNHA, Maria Suzana Correa Alves da; LEITE, Eliete de Carvalho; VALENTINO, Isabe de Fátima. Gerenciamento de resíduo químico e biológico: experiência do departamento de alimentos e nutrição-FEA. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 165–165, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8408. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A Comissão de Resíduos Químicos do Departamento de Alimentos e Nutrição (CRQ-DEPAN) composta por Profissionais de Apoio Técnico (Biólogos, Químico, Matemático, Técnico de Alimento, Técnico de Biotério e Técnico de Informática) começou no ano de 2000. O objetivo principal, na época da criação, juntamente com a Comissão de Segurança da FEA, era dar destino adequado ao passivo de resíduos químicos armazenado no departamento e conscientizar os usuários de laboratórios da necessidade de minimizar e descartar adequadamente os resíduos gerados. Num trabalho contínuo de conscientização, que já dura cerca de oito anos, são oferecidos anualmente treinamentos sobre descarte de resíduos químico e biológico, lavagem de vidraria, utilização de equipamentos, uso correto de EPIs e boas práticas de laboratório. Outras medidas como orientação na compra de reagentes, utilização de procedimentos comuns de análise e descarte de resíduos, disponibilização de FISPQ para consulta, tem contribuído fortemente na organização dos laboratórios evitando acidentes, desperdício de reagentes e geração de resíduos. Medidas organizacionais permitem o funcionamento integrado do Departamento e um ambiente de trabalho mais saudável.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Soely Maria Pissini Machado Reis, Eliana Maria Pettirossi Motta, Yara Fagnani Honorio, Carla de Magro Greghi, Francisco Carraro, Maria Suzana Correa Alves da Cunha, Eliete de Carvalho Leite, Isabe de Fátima Valentino

Downloads

Não há dados estatísticos.