Trabalhos artesanais com familiares acompanhantes como atividade de entretenimento e aprendizado na enfermaria de pediatria – HC/ UNICAMP

Autores

  • L. E. Kobayachi Universidade Estadual de Campinas
  • Maura Sundfeld Iaderozza Giarola Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Isabel Melo de Paolis Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8404

Palavras-chave:

Humanização. Hospitalização

Resumo

A Unidade de Internação Pediátrica do Hospital das Clínicas da UNICAMP possui 58 leitos de internação para crianças e adolescentes de Campinas e região, sendo 48 de Enfermaria e 10 de terapia intensiva. De acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente, e conforme normas internas da nossa instituição, desde a década de 80, todo paciente internado em nosso setor tem o direito de ser acompanhado, em período integral, por um familiar responsável, preferencialmente a mãe. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de realização de trabalhos artesanais, como confecção de bijuterias, flores, bordados, desenvolvidos com as mães acompanhantes e coordenados por um grupo de voluntários e pela terapia ocupacional. Os resultados de pesquisa de satisfação dos clientes demonstram que estas atividades diminuem o sofrimento, ansiedade e tristeza vivenciados no ambiente hospitalar, proporcionam descontração e contribuem para o aprendizado de novas tarefas que podem contribuir na renda familiar, estimulando a criatividade e a socialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

L. E. Kobayachi, Universidade Estadual de Campinas

HC/UNICAMP

Maura Sundfeld Iaderozza Giarola, Universidade Estadual de Campinas

HC/UNICAMP

Maria Isabel Melo de Paolis, Universidade Estadual de Campinas

HC/UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

KOBAYACHI, L. E.; GIAROLA, M. S. I.; PAOLIS, M. I. M. de. Trabalhos artesanais com familiares acompanhantes como atividade de entretenimento e aprendizado na enfermaria de pediatria – HC/ UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 324–324, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8404. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8404. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)