Banner Portal
Estudo prospectivo da qualidade de vida de pacientes com infecção avançada pelo virus hiv, inseridos na oficina terapêutica de papel reciclado do HC da UNICAMP
PDF

Palavras-chave

AIDS. Qualidade de vida. Oficina terapêutica.

Como Citar

DURÃES, M. I. C.; INFANTE, A.; PEDRO, J. de J.; PEDRO, R. de J. Estudo prospectivo da qualidade de vida de pacientes com infecção avançada pelo virus hiv, inseridos na oficina terapêutica de papel reciclado do HC da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 160–160, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8391. Acesso em: 25 fev. 2024.

Resumo

Este programa é desenvolvido para pacientes com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) C3, que estão em tratamento na Unidade de Leito Dia em AIDS do HC/UNICAMP.Diante da necessidade de intervenções mais específicas e efetivas com o objetivo de melhorar a Qualidade de Vida e a adesão aos medicamentos utilizados no tratamento, criamos a Oficina Terapêutica de Papel Reciclado HC/UNICAMP Os resultados apresentados denotam que o nosso objetivo principal, que prioriza a análise prospectiva da QV, apresentou melhora estatisticamente significante após inserção dos pacientes neste Programa da Oficina Terapêutica nos Domínios – Nível de Independência, Relações Sociais e Aspectos ambientais do Instrumento Whoqol-Bref-HIV, e nos domínios Capacidade Funcional, diminuição das limitações físicas e emocionais, do instrumento SF 36. As ações coletivas que incluíram supervisão na administração de medicamentos, resgate da capacidade produtiva levaram a melhora estatisticamente significativa dos marcadores da resposta imunológica (TCD4<0,50) e da resposta virulógica ao tratamento medidas pela Carga Viral (CV<0,50). A constatação de tais dados reforça a importância da valorização do individuo infectado, do exercício de responsabilidades sociais como fatores capazes de promover o cuidado consigo mesmo.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Margareth Ines Cardamoni Durães, Armando Infante, Joaquim de Jesus Pedro, Rogerio de Jesus Pedro

Downloads

Não há dados estatísticos.