Estudo prospectivo da qualidade de vida de pacientes com infecção avançada pelo virus hiv, inseridos na oficina terapêutica de papel reciclado do HC da UNICAMP

Autores

  • Margareth Ines Cardamoni Durães Universidade Estadual de Campinas
  • Armando Infante Universidade Estadual de Campinas
  • Joaquim de Jesus Pedro Universidade Estadual de Campinas
  • Rogerio de Jesus Pedro Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8391

Palavras-chave:

AIDS. Qualidade de vida. Oficina terapêutica.

Resumo

Este programa é desenvolvido para pacientes com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) C3, que estão em tratamento na Unidade de Leito Dia em AIDS do HC/UNICAMP.Diante da necessidade de intervenções mais específicas e efetivas com o objetivo de melhorar a Qualidade de Vida e a adesão aos medicamentos utilizados no tratamento, criamos a Oficina Terapêutica de Papel Reciclado HC/UNICAMP Os resultados apresentados denotam que o nosso objetivo principal, que prioriza a análise prospectiva da QV, apresentou melhora estatisticamente significante após inserção dos pacientes neste Programa da Oficina Terapêutica nos Domínios – Nível de Independência, Relações Sociais e Aspectos ambientais do Instrumento Whoqol-Bref-HIV, e nos domínios Capacidade Funcional, diminuição das limitações físicas e emocionais, do instrumento SF 36. As ações coletivas que incluíram supervisão na administração de medicamentos, resgate da capacidade produtiva levaram a melhora estatisticamente significativa dos marcadores da resposta imunológica (TCD4<0,50) e da resposta virulógica ao tratamento medidas pela Carga Viral (CV<0,50). A constatação de tais dados reforça a importância da valorização do individuo infectado, do exercício de responsabilidades sociais como fatores capazes de promover o cuidado consigo mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margareth Ines Cardamoni Durães, Universidade Estadual de Campinas

HC/ UNICAMP

Armando Infante, Universidade Estadual de Campinas

HC/ UNICAMP

Joaquim de Jesus Pedro, Universidade Estadual de Campinas

HC/ UNICAMP

Rogerio de Jesus Pedro, Universidade Estadual de Campinas

FCM/  UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

DURÃES, M. I. C.; INFANTE, A.; PEDRO, J. de J.; PEDRO, R. de J. Estudo prospectivo da qualidade de vida de pacientes com infecção avançada pelo virus hiv, inseridos na oficina terapêutica de papel reciclado do HC da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 160–160, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8391. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8391. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)