Estudo do efeito fotodinâmico sobre a glândula harderiana de ratos wistar, irradiada com laser de hélio neônio (hene) =632,85nm: evolução das alteções histológicas

Autores

  • Edymir Rosa dos Reis Universidade Estadual de Campinas
  • Konradin Metze Universidade Estadual de Campinas
  • Ester Maria Danielli Nicola Universidade Estadual de Campinas
  • J. H. Nicola Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8389

Palavras-chave:

Glândula harderiana. Protoporfirina IX. Efeito fotodinâmico.

Resumo

Glândulas harderiana de ratos produzem e armazenam uma alta concentração de protoporfirina IX (PpIX), substância fotossensibilizadora muito utilizada no estudo do efeito fotodinâmico do câncer, com o objetivo de avaliar as alterações histológicas decorrentes da Terapia Fotodinâmica (PDT), foram estudados 42 ratos Wistar (SPF). Após anestesia (Tiopental Sódico 3%), as glândulas harderianas foram expostas e uma delas foi tratada com laser de HeNe de 8 mW, durante 45 minutos, liberando uma fluência de 21,6 Joules/mm2 . As glândulas contra laterais foram mantidas como controle. Os animais foram sacrificados em diferentes intervalos de tempo: imediato, 1, 2, 3, 4, 15 e 30 dias, após a irradiação do laser e suas glândulas avaliadas por microscopia óptica e fluorecência. Imediatamente após o tratamento, foi observado necrose do epitélio tubular e extravasamento do complexo lipídico-porfirinico, nos dois primeiros dias houve aumento da reação inflamatória com redução da fluorescência, que desapareceu no quarto dia quando foi observado início de regeneração. A partir do décimo quinto dia a re-epitelização foi mais pronunciada com o surgimento de ácinos neoformados e a fluorescência apresentada é característica da presença do complexo lipidicoporfirinico. Concluímos assim que a glândula harderiana representa um bom modelo para o estudo do efeito fotodinâmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edymir Rosa dos Reis, Universidade Estadual de Campinas

FCM/ UNICAMP

Konradin Metze, Universidade Estadual de Campinas

FCM/ UNICAMP

Ester Maria Danielli Nicola, Universidade Estadual de Campinas

FCM/ UNICAMP

J. H. Nicola, Universidade Estadual de Campinas

FCM/ UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

REIS, E. R. dos; METZE, K.; NICOLA, E. M. D.; NICOLA, J. H. Estudo do efeito fotodinâmico sobre a glândula harderiana de ratos wistar, irradiada com laser de hélio neônio (hene) =632,85nm: evolução das alteções histológicas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 159–159, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8389. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8389. Acesso em: 7 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão