Banner Portal
Estudo do efeito fotodinâmico sobre a glândula harderiana de ratos wistar, irradiada com laser de hélio neônio (hene) =632,85nm: evolução das alteções histológicas
PDF

Palavras-chave

Glândula harderiana. Protoporfirina IX. Efeito fotodinâmico.

Como Citar

REIS, Edymir Rosa dos; METZE, Konradin; NICOLA, Ester Maria Danielli; NICOLA, J. H. Estudo do efeito fotodinâmico sobre a glândula harderiana de ratos wistar, irradiada com laser de hélio neônio (hene) =632,85nm: evolução das alteções histológicas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 159–159, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8389. Acesso em: 17 abr. 2024.

Resumo

Glândulas harderiana de ratos produzem e armazenam uma alta concentração de protoporfirina IX (PpIX), substância fotossensibilizadora muito utilizada no estudo do efeito fotodinâmico do câncer, com o objetivo de avaliar as alterações histológicas decorrentes da Terapia Fotodinâmica (PDT), foram estudados 42 ratos Wistar (SPF). Após anestesia (Tiopental Sódico 3%), as glândulas harderianas foram expostas e uma delas foi tratada com laser de HeNe de 8 mW, durante 45 minutos, liberando uma fluência de 21,6 Joules/mm2 . As glândulas contra laterais foram mantidas como controle. Os animais foram sacrificados em diferentes intervalos de tempo: imediato, 1, 2, 3, 4, 15 e 30 dias, após a irradiação do laser e suas glândulas avaliadas por microscopia óptica e fluorecência. Imediatamente após o tratamento, foi observado necrose do epitélio tubular e extravasamento do complexo lipídico-porfirinico, nos dois primeiros dias houve aumento da reação inflamatória com redução da fluorescência, que desapareceu no quarto dia quando foi observado início de regeneração. A partir do décimo quinto dia a re-epitelização foi mais pronunciada com o surgimento de ácinos neoformados e a fluorescência apresentada é característica da presença do complexo lipidicoporfirinico. Concluímos assim que a glândula harderiana representa um bom modelo para o estudo do efeito fotodinâmico.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Edymir Rosa dos Reis, Konradin Metze, Ester Maria Danielli Nicola, J. H. Nicola

Downloads

Não há dados estatísticos.