Estudo da viabilidade de produção de compósito a partir da liga a 2011 no estado semi-sólido com o uso de argila expandida

Autores

  • Fabio Gatamorta Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Helena Robert Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8388

Palavras-chave:

Argila expandida. Tixoconformação. Materiais compósitos.

Resumo

Tem ocorrido nas últimas décadas um expressivo crescimento na aplicação dos materiais compósitos em substituição aos materiais convencionais. O estudo da utilização de materiais cerâmicos como elemento de reforço se enquadra em uma nova linha de pesquisa que tem como objetivo um melhor reaproveitamento das matérias primas existentes e uma preocupação com o meio ambiente. Os processos de fabricação dos materiais compósitos mais utilizados envolvem processos de metalurgia do pó e processos de compofundição. Este trabalho tem como objetivo o estudo de um processo alternativo de produção de material compósito através de tixoforjamento da liga de alumínio A2011 (Al-5,5%Cu) no estado semi-sólido sobre partículas de argila expandida (vermiculita). Os resultados mostram a possibilidade de obtenção desses produtos que são relativamente homogêneos em todo seu volume; não foi detectada contaminação da liga pelo material cerâmico. A qualidade do produto foi dependente dos parâmetros de processamento, cuja falta de controle pode resultar em produtos com distribuição heterogênea ou em produtos onde ocorre a compressão do material cerâmico expandido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Gatamorta, Universidade Estadual de Campinas

FEM/ UNICAMP

Maria Helena Robert, Universidade Estadual de Campinas

FEM/ UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

GATAMORTA, F.; ROBERT, M. H. Estudo da viabilidade de produção de compósito a partir da liga a 2011 no estado semi-sólido com o uso de argila expandida. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 159–159, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8388. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8388. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)