Banner Portal
Estudo da viabilidade de produção de compósito a partir da liga a 2011 no estado semi-sólido com o uso de argila expandida
PDF

Palavras-chave

Argila expandida. Tixoconformação. Materiais compósitos.

Como Citar

GATAMORTA, F.; ROBERT, M. H. Estudo da viabilidade de produção de compósito a partir da liga a 2011 no estado semi-sólido com o uso de argila expandida. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 159–159, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8388. Acesso em: 2 mar. 2024.

Resumo

Tem ocorrido nas últimas décadas um expressivo crescimento na aplicação dos materiais compósitos em substituição aos materiais convencionais. O estudo da utilização de materiais cerâmicos como elemento de reforço se enquadra em uma nova linha de pesquisa que tem como objetivo um melhor reaproveitamento das matérias primas existentes e uma preocupação com o meio ambiente. Os processos de fabricação dos materiais compósitos mais utilizados envolvem processos de metalurgia do pó e processos de compofundição. Este trabalho tem como objetivo o estudo de um processo alternativo de produção de material compósito através de tixoforjamento da liga de alumínio A2011 (Al-5,5%Cu) no estado semi-sólido sobre partículas de argila expandida (vermiculita). Os resultados mostram a possibilidade de obtenção desses produtos que são relativamente homogêneos em todo seu volume; não foi detectada contaminação da liga pelo material cerâmico. A qualidade do produto foi dependente dos parâmetros de processamento, cuja falta de controle pode resultar em produtos com distribuição heterogênea ou em produtos onde ocorre a compressão do material cerâmico expandido.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Fabio Gatamorta, Maria Helena Robert

Downloads

Não há dados estatísticos.