Banner Portal
Efeito do bay 41-2272, na pressão arterial de ratos sob o tratamento crônico com inibidor da síntese de óxido nítrico
PDF

Palavras-chave

Radio telemetria. BAY 41-2272. Pressão arterial

Como Citar

ZANFOLIN, Marcos; FARO, R.; ARAUJO, E. G.; GUARADO, Marco Aurelio; ANTUNES, Edson; NUCCI, Gilberto de; ALVES, Delma Pegolo. Efeito do bay 41-2272, na pressão arterial de ratos sob o tratamento crônico com inibidor da síntese de óxido nítrico. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 152–152, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8375. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Recentemente, o composto BAY 41-2272, um derivado da pirazolopiridina, 5-ciclopropil-2-[1-(2-fluor-benzil)-1Hpirazol[3,4-b]piridina-3-il]-pirimidina-4-ilamina, (Bayer AG-Germany), foi descrito como ativador específico de Guanilato Ciclase solúvel, (GCs) de ação NO-independente. Diante do exposto, observa-se que a inibição da síntese de óxido nítrico é responsável, em grande parte, pelo surgimento de processos patológicos, principalmente para o sistema cardiocirculatório. O presente estudo foi realizado para investigar o efeito deste potente estimulador da GCs o BAY 41- 2272, independente de NO, na média da pressão arterial, índice do peso cardíaco, índice do peso do ventrículo esquerdo e hipertrofia do cardiomiócito induzido pelo crônico tratamento com L-NAME (NG-nitro-L-arginina-metil- éster), em ratos. Ratos da linhagem Wistar machos, com seis semanas de idade, foram submetidos a implantação de um transdutor na aorta descendente, monitorado por sistema radiotelemetria, duas vezes por semana por oito semanas consecutivas. Os resultados demonstraram que o BAY 41-2272 diminui significativamente a hipertensão arterial induzida pelo tratamento crônico com L-NAME, diminui o peso cardíaco, diminui o peso do ventrículo esquerdo e reduz a área de lesão dos cardiomiócitos.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Marcos Zanfolin, R. Faro, E. G. Araujo, Marco Aurelio Guarado, Edson Antunes, Gilberto de Nucci, Delma Pegolo Alves

Downloads

Não há dados estatísticos.