Banner Portal
Efeito da lesão no núcleo central da amigdala sobre a resposta a diferentes tipos de estresse no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal
PDF

Palavras-chave

Neuromodulação. Amigdala. Estresse.

Como Citar

PILENSO, Cintia Heloisa Correa. Efeito da lesão no núcleo central da amigdala sobre a resposta a diferentes tipos de estresse no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 152–152, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8374. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O núcleo central da amigdala (CeA) participa dos mecanismos que controlam a resposta ao estresse. A finalidade deste estudo foi avaliar os efeitos da lesão bilateral do CeA sobre a resposta a dois diferentes tipos de estresse: o estresse psicológico de contenção, já descrito na literatura, e o estresse físico, através da injeção intraperitoneal de salina hipertônica a 2%, comparando com animais controles. Para isso, foram utilizados ratos Wistar machos, com peso corporal de 200-250g, divididos em 3 grupos: lesados(realizada estereotaxia para a lesão bilateral do CeA), simulados (realizada uma simulação da cirurgia, sem passagem de corrente elétrica) e controles (sem nenhum procedimento). (Após 14 dias de recuperação, foi feito o estresse, os ratos foram sacrificados, e suas adrenais e adeno-hipófises foram coletadas e pesadas, além de colhermos sangue e congelarmos para posterior dosagem de corticosterona. Os cérebros dos animais lesados foram retirados e congelados para posterior identificação dos locais de lesão em cortes de congelação). Os resultados mostraram que o estresse físico, assim como o psicológico, bloqueia a resposta do CeA ao estresse nos animais lesados, ao compararmos com os controles.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Cintia Heloisa Correa Pilenso

Downloads

Não há dados estatísticos.