Efeito da lesão no núcleo central da amigdala sobre a resposta a diferentes tipos de estresse no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal

Autores

  • Cintia Heloisa Correa Pilenso Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8374

Palavras-chave:

Neuromodulação. Amigdala. Estresse.

Resumo

O núcleo central da amigdala (CeA) participa dos mecanismos que controlam a resposta ao estresse. A finalidade deste estudo foi avaliar os efeitos da lesão bilateral do CeA sobre a resposta a dois diferentes tipos de estresse: o estresse psicológico de contenção, já descrito na literatura, e o estresse físico, através da injeção intraperitoneal de salina hipertônica a 2%, comparando com animais controles. Para isso, foram utilizados ratos Wistar machos, com peso corporal de 200-250g, divididos em 3 grupos: lesados(realizada estereotaxia para a lesão bilateral do CeA), simulados (realizada uma simulação da cirurgia, sem passagem de corrente elétrica) e controles (sem nenhum procedimento). (Após 14 dias de recuperação, foi feito o estresse, os ratos foram sacrificados, e suas adrenais e adeno-hipófises foram coletadas e pesadas, além de colhermos sangue e congelarmos para posterior dosagem de corticosterona. Os cérebros dos animais lesados foram retirados e congelados para posterior identificação dos locais de lesão em cortes de congelação). Os resultados mostraram que o estresse físico, assim como o psicológico, bloqueia a resposta do CeA ao estresse nos animais lesados, ao compararmos com os controles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Heloisa Correa Pilenso, Universidade Estadual de Campinas

FCM/ UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

PILENSO, C. H. C. Efeito da lesão no núcleo central da amigdala sobre a resposta a diferentes tipos de estresse no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 152–152, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8374. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8374. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão