Desenvolvimento de novos produtos e processos para as disciplinas de graduação do departamento de tecnologia de alimentos

Autores

  • Diana Mara Dias Arroyo Universidade Estadual de Campinas
  • F. L. Schmidt Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Paula Fagundes Ferreira Universidade Estadual de Campinas
  • C. Baracat Universidade Estadual de Campinas
  • E. P. Santos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8366

Palavras-chave:

Alimentos. Processamento de alimentos, Escola aberta.

Resumo

O Departamento de Tecnologia de Alimentos da FEA oferece 16 disciplinas, sendo 14 práticas, para o curso diurno e noturno de Engenharia de Alimentos. Nestas disciplinas, os alunos desenvolvem processos em escala piloto simulando as condições operacionais que encontrarão nas indústrias de alimentos. Muitos processos são repetidos ano a ano devido à facilidade no desenvolvimento dos mesmos. No entanto, isso têm gerado frustração aos alunos, professores e funcionários. O objetivo deste trabalho foi desenvolver novas atividades práticas para os alunos de graduação; avaliar a complexidade das atividades, o tempo de elaboração e a possibilidade de estudo e aproveitamento para as disciplinas. O programa FAEPEX “Ciência e Arte nas Férias” possibilitou a realização destas atividades, onde três alunos do ensino médio puderam vivenciar as rotinas do Departamento de Tecnologia, conhecer os processamentos ligados à área de frutas e hortaliças e colaborar com as atividades de pesquisa. Os processos realizados foram: manga desidratada, abóbora cristalizada, castanha caju, néctar de manga, bebida achocolatada pasteurizada, rapadura enriquecida com suco maracujá, caju em calda, néctar misto de abacaxi e mamão, néctar misto de acerola e framboesa. Parte destes processos já foram inseridos nos programas de aula prática de TA 322, TA 620 e TA 622 do curso de Engenharia de Alimentos, trazendo inovação para as aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Mara Dias Arroyo, Universidade Estadual de Campinas

FEA/ UNICAMP

F. L. Schmidt, Universidade Estadual de Campinas

FEA/ UNICAMP

Ana Paula Fagundes Ferreira, Universidade Estadual de Campinas

FEA/ UNICAMP

C. Baracat, Universidade Estadual de Campinas

FEA/ UNICAMP

E. P. Santos, Universidade Estadual de Campinas

FEA/ UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

ARROYO, D. M. D.; SCHMIDT, F. L.; FERREIRA, A. P. F.; BARACAT, C.; SANTOS, E. P. Desenvolvimento de novos produtos e processos para as disciplinas de graduação do departamento de tecnologia de alimentos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 148–148, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8366. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8366. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)