Banner Portal
Desenvolvimento de novos produtos e processos para as disciplinas de graduação do departamento de tecnologia de alimentos
PDF

Palavras-chave

Alimentos. Processamento de alimentos
Escola aberta.

Como Citar

ARROYO, Diana Mara Dias; SCHMIDT, F. L.; FERREIRA, Ana Paula Fagundes; BARACAT, C.; SANTOS, E. P. Desenvolvimento de novos produtos e processos para as disciplinas de graduação do departamento de tecnologia de alimentos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 148–148, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8366. Acesso em: 14 abr. 2024.

Resumo

O Departamento de Tecnologia de Alimentos da FEA oferece 16 disciplinas, sendo 14 práticas, para o curso diurno e noturno de Engenharia de Alimentos. Nestas disciplinas, os alunos desenvolvem processos em escala piloto simulando as condições operacionais que encontrarão nas indústrias de alimentos. Muitos processos são repetidos ano a ano devido à facilidade no desenvolvimento dos mesmos. No entanto, isso têm gerado frustração aos alunos, professores e funcionários. O objetivo deste trabalho foi desenvolver novas atividades práticas para os alunos de graduação; avaliar a complexidade das atividades, o tempo de elaboração e a possibilidade de estudo e aproveitamento para as disciplinas. O programa FAEPEX “Ciência e Arte nas Férias” possibilitou a realização destas atividades, onde três alunos do ensino médio puderam vivenciar as rotinas do Departamento de Tecnologia, conhecer os processamentos ligados à área de frutas e hortaliças e colaborar com as atividades de pesquisa. Os processos realizados foram: manga desidratada, abóbora cristalizada, castanha caju, néctar de manga, bebida achocolatada pasteurizada, rapadura enriquecida com suco maracujá, caju em calda, néctar misto de abacaxi e mamão, néctar misto de acerola e framboesa. Parte destes processos já foram inseridos nos programas de aula prática de TA 322, TA 620 e TA 622 do curso de Engenharia de Alimentos, trazendo inovação para as aulas.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Diana Mara Dias Arroyo, F. L. Schmidt, Ana Paula Fagundes Ferreira, C. Baracat, E. P. Santos

Downloads

Não há dados estatísticos.