Banner Portal
Desenvolvimento de estudos de perfil e de pesquisas de percepções de candidatos e alunos da UNICAMP – a experiência da coordenação de pesquisa da COMVEST
PDF

Palavras-chave

Pesquisa. Avaliação. Ensino.

Como Citar

BITTENCOURT, Mara Fatima Lazaretti. Desenvolvimento de estudos de perfil e de pesquisas de percepções de candidatos e alunos da UNICAMP – a experiência da coordenação de pesquisa da COMVEST. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 147–147, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8364. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O trabalho apresenta a experiência da Coordenação de Pesquisa da Comissão dos Vestibulares da Unicamp (Comvest) no desenvolvimento de estudos de perfil socioeconômico de candidatos e matriculados e de pesquisas sobre as percepções de alunos sobre diferentes questões, tais como as relativas à escolarização de ensino médio, expectativas e valores. São apresentados o Histórico da Pesquisa na Comissão dos Vestibulares e suas diferentes linhas de pesquisa, bem como as características gerais da metodologia utilizada. Por fim, são feitas considerações sobre alguns resultados de trabalhos realizados pela Coordenação de Pesquisa: os relativos ao perfil socioeconômico de candidatos e matriculados do Programa de Isenção da Taxa de Inscrição do Vestibular, e às percepções dos alunos sobre questões que envolvem o ingresso na Unicamp. Os resultados das pesquisas mostram que o patrimônio social e cultural dos alunos constitui um elemento relevante do sucesso escolar, mas que existem outros elementos que interferem no desempenho escolar, por exemplo, a mobilização das famílias das camadas menos privilegiadas para a preparação de seus filhos para o ingresso na universidade.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Mara Fatima Lazaretti Bittencourt

Downloads

Não há dados estatísticos.